Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
15/05/2006 - 03h09

Rebelião atinge Febem da Raposo Tavares

Publicidade

FAUSTO SALVADORI FILHO
da Folha Online

Além das 54 rebeliões deflagradas pelo PCC (Primeiro Comando da Capital) nas unidades prisionais de São Paulo, uma rebelião atinge também o complexo Raposo Tavares da Febem (Fundação Estadual do Bem-Estar do Menor), na zona oeste da capital, desde as 19h30 deste domingo (14).

Os adolescentes rebelados fizeram funcionários reféns e há informações sobre feridos, mas a Febem não deu mais detalhes. Na tarde deste domingo, também houve rebelião de internos nos complexos de Vila Maria (zona norte da capital) e do Tatuapé (zona leste).

A assessoria de imprensa da Febem afirmou que a corregedoria da Fundação vai apurar se houve ligação entre as rebeliões da Febem e o PCC. "Não sabemos se houve uma ligação direta entre o PCC e a tentativa de fuga, mas notícias sobre tantas rebeliões podem ter inflamado os internos", afirmou a assessoria.

Segundo a assessoria de imprensa da Febem, a rebelião começou com uma tentativa de fuga na unidade 37. Como nenhum dos adolescentes conseguiu escapar, resolveram dominar os funcionários. A rebelião se espalhou para as outras unidades.

A Febem acionou o grupo de apoio à Febem, conhecido como "choquinho", e o grupo de intervenção rápida, da Secretaria de Administração Penitenciária, para impedir a fuga dos rebelados. Se a rebelião continuar, a Tropa de Choque chegará ao local nesta manhã e pode invadir o complexo.

O complexo Raposo Tavares é formada por quatro unidades: a 37 e a 38, que abrigam menores com perfil de reincidentes graves (presos mais de uma vez por crimes como roubo, homicídio e estupro), e a 27 e a 28, onde ficam os primários graves. No total, são cerca de 400 adolescentes internados.

Leia mais
  • Internos da Febem rendem dez durante rebelião em São Paulo
  • Suposto ataque a bomba incendeia agência bancária na Grande SP
  • Presos liberados serão investigados; mortos em ataques passam de 60

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o PCC
  • Leia a cobertura completa sobre os ataques do PCC em SP
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página