Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
06/06/2006 - 12h34

Secretário da Segurança de SP ironiza deputados e causa tumulto

Publicidade

da Folha Online

O comportamento do secretário estadual da Segurança Pública de São Paulo, Saulo de Castro Abreu Filho, e do público causaram tumulto na audiência da Comissão de Segurança Pública da Alesp (Assembléia Legislativa de São Paulo), nesta terça-feira.

Os deputados questionavam Abreu Filho sobre sua suposta resistência em participar da sessão quando ele tomou o microfone para falar. O presidente da comissão, deputado Vanderlei Siraque (PT-SP), reagiu e arrancou o equipamento das mãos do secretário.

O secretário, então, se levantou da cadeira em que estava com as mãos na altura da cabeça e deu uma volta em torno de si mesmo, fingindo render-se aos ataques verbais. O gesto do secretário foi ovacionado pelos policiais militares e civis que estavam na platéia.

"Senta aqui ou eu vou acionar o Comando da PM, que é do Estado e não do senhor, para tomar as providências", reagiu Siraque.

O deputado voltou a repreender o secretário minutos depois. "O senhor está aqui na qualidade de convocado." Ele repreendeu também os policiais militares que estavam na platéia e disse que apenas os responsáveis pela segurança da Casa e do secretário poderiam permanecer armados.

Durante a reação do deputado, o secretário estendeu a ele um copo de água, como se pretendesse acalmá-lo.

O secretário foi convocado para dar explicações sobre os ataques feitos pelo PCC (Primeiro Comando da Capital) contra policiais no último mês de janeiro e sobre a redução da verba destinada à ronda escolar.

Em maio, entre os dias 12 e 19, o PCC fez novos ataques, em diversos pontos do Estado, em retaliação à decisão do governo estadual de isolar líderes da facção. Os ataques causaram a morte de mais de 30 policiais, além de agentes penitenciários, guardas civis, civis e suspeitos.

Leia mais
  • Secretário da Segurança de SP participa de audiência com deputados

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o PCC
  • Leia a cobertura completa sobre os ataques do PCC em SP
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página