Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
25/07/2006 - 13h28

Seca deixa 253 cidades do Sul em estado de emergência

Publicidade

da Folha Online

A estiagem registrada na região Sul do país deixou 253 municípios em situação de emergência no Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, de acordo com informações das unidades de Defesa Civil.

Em Santa Catarina, 195 dos 293 municípios estão em situação de emergência, segundo informou o diretor estadual de Defesa Civil, capitão Márcio Luiz Alves, nesta terça-feira.

A portaria que indica a situação das cidades foi publicada no dia 12 de julho, no "Diário Oficial" do Estado. Segundo Alves, até o decreto, o prejuízo calculado era de R$ 286 milhões.

"Além disso, as pessoas param de produzir, não encontram mais no campo fontes de sustento e vão ter de suprir isso na cidade, onde às vezes passam necessidade, vão para o crime e aumentam a marginalidade", disse Alves.

O diretor disse que o Estado já solicitou verba para o governo federal, que se comprometeu a enviar R$ 10 milhões em recursos para os municípios carentes. "Até agora, não chegou o recurso", disse.

O Ministério da Integração Nacional informou, por meio de nota oficial, que não recebeu documentação enviada pelo governo de Santa Catarina para a formalização de um convênio e liberação dos recursos.

Rio Grande do Sul

Dezesseis cidades do Rio Grande do Sul estão em estado de emergência devido à seca. Em três --Bagé, Trindade do Sul e Alegria--, não há água. O problema reduz diariamente o nível dos rios; e os reservatórios operam com menos de 20% de sua capacidade, segundo o governo estadual.

Embora a situação seja preocupante, ela não se compara com a de 2005, quando 454 das 496 cidades gaúchas foram atingidas pela seca, de acordo com a Defesa Civil. Desde o começo deste ano, o número de cidades em estado de emergência chegou a 84, no máximo.

Segundo o ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico), um intercâmbio de energia elétrica foi implantado entre as regiões Norte, Nordeste e Sudeste, para evitar a provável falta na região Sul.

Paraná

O último balanço divulgado pela Defesa Civil do Paraná apontou problemas por conta da estiagem em 64 municípios --42 deles em situação de emergência.

Segundo informou a Defesa Civil do Paraná, existem poucos registros de problemas com o abastecimento de água, mas o nível dos reservatórios está abaixo do normal.

Segundo o instituto tecnológico Simepar, há previsão de chuvas freqüentes somente a partir de setembro.

As defesas civis recomendam o uso consciente da água: não regar jardins e gramados com água tratada; não lavar roupas pesadas; não lavar veículos; reduzir o tempo no banho e o tempo de torneira aberta; verificar possíveis vazamentos.

Com Agência Brasil

Leia mais
  • Tempo seco piora qualidade do ar em todo Estado de SP
  • Cuidados podem aliviar sintomas causados pelo ar seco

    Especial
  • Leia sobre o tempo na Folha Online
  • Escolha um destino para viajar na Folha Online
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página