Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
29/08/2006 - 09h05

Redes afirmam que seus alimentos não devem ser consumidos todos os dias

Publicidade

da Folha de S.Paulo

As principais redes de fast food mencionadas na pesquisa promovida pelo Idec argumentam que seus alimentos não são feitos para serem consumidos diariamente e que há outras opções, mais saudáveis, em seus estabelecimentos.

Segundo Maria Luiza Ctenas, nutricionista e consultora do McDonald's, o sanduíche mais gorduroso e calórico da rede, o Big Tasty, ou "matador de fome", como diz o slogan da campanha publicitária, surgiu para atender uma demanda de clientes que têm maior necessidade de energia, como os atletas.

Ctenas afirma que esse sanduíche não é recomendado para o consumidor médio --aquele que necessita de cerca de 2.000 kcal por dia-- e garante que quem não está incluído nesse perfil nem consegue consumir um lanche tão pesado quanto esse.

"O Big Tasty supre a demanda de gente que pedia, ao chegar aos restaurantes, mais de um sanduíche", explica ela. "Para quem não precisa de tanta energia, ele é realmente uma bomba de gordura."

Questionada se a rede alerta o consumidor médio de calorias sobre a tal "bomba de gordura", Ctenas disse que levaria a questão à empresa como uma sugestão, mas afirmou que a rede ainda não enfatiza que o Big Tasty é um alimento pouco indicado para as pessoas incluídas no padrão médio de consumo de energia.

Um cardápio diversificado é o contraponto fornecido pela rede árabe de restaurantes Habib's quando o assunto é a alta quantidade de calorias de seus sanduíches. E, claro, recomenda que alimentos com alto teor de gordura não sejam ingeridos todos os dias.

A assessoria de imprensa da rede informou que, para melhorar a qualidade de seus alimentos e torná-los mais saudáveis, procura entre os fornecedores aqueles que não usam, por exemplo, gordura trans.

Esse tipo de gordura é encontrada em alimentos industrializados, como margarinas e biscoitos. Seu consumo deve ser muito reduzido, pois em grande quantidade aumenta o risco de doenças do coração. Especialistas dizem que não é indicada a ingestão de mais de 2 g dessa gordura por dia.

Alimentos como o tabule (tipo de salada árabe), o homus (pasta de grão-de-bico) e a kafka (carne grelhada) são citados como opções mais leves.

Procuradas ontem, as assessorias de imprensa do Burger King e do Bob's disseram que não teriam tempo hábil para comentar a pesquisa do Idec.

O restaurante Giraffas não ligou de volta para a reportagem. A rede repassou ao instituto só a quantidade de calorias de seus produtos, sem o índice de sal e de gordura, e por esse motivo a escolha só pode ser orientada com relação à quantidade de calorias dos lanches.

As opções mais calóricas são o Tri Pecado e o Tri Possante (que incluem lanche, refrigerante e batata frita média), com mais de 1.000 kcal cada, ou seja, mais de 50% do recomendado.

Leia mais
  • Sanduíche fast food atinge limite de gordura diária

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre fast food
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página