Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
19/09/2006 - 12h15

Instituto prevê primavera com temperaturas acima da média histórica

Publicidade

TATIANA FÁVARO
da Folha Online

A primavera deste ano --que começa no próximo dia 23-- deverá ter temperaturas acima da média histórica em todo o país, segundo previsão do Cptec (Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos), do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais).

Em São Paulo, os termômetros poderão marcar mais de 34ºC em alguns pontos do Estado. As temperaturas na região sul (próxima ao Vale do Ribeira) poderão ultrapassar a máxima média histórica, que varia entre 24ºC e 26ºC, entre setembro e novembro.

Na região central (perto de Araraquara), as temperaturas ficarão acima da máxima média, que varia entre 26ºC e 30ºC. Para o norte do Estado (nas proximidades de Ribeirão Preto), o Cptec prevê temperaturas iguais ou superiores à média variável, de 30ºC a 34ºC.

Segundo Hélio Camargo, responsável pelo grupo operacional de previsão climática do Cptec, ainda não é possível afirmar se esta será a primavera mais quente dos últimos anos. "A previsão não é quantitativa, mas qualitativa. Temos temperaturas médias históricas. Por enquanto, dá para dizer que a primavera terá temperaturas acima dessas médias, como já ocorreu em outros anos", explicou.

Em 2005, a primavera teve, segundo dados do Cptec, temperaturas de 1ºC a 2ºC acima das médias históricas.

Inverno

De acordo com Camargo, o inverno deste ano foi mais quente que a média e superou em até 2ºC a média histórica do trimestre de junho, julho e agosto.

"O que tivemos foram episódios que, para setembro, foram atípicos", afirmou. Na primeira semana de setembro, o Sul do país registrou neve em ao menos 60 cidades. "Nevou em local onde isso nunca tinha acontecido", disse Camargo.

Para o Rio, o começo de setembro também foi atípico. Foi na primeira semana deste mês que a cidade localizada no Sudeste registrou a madrugada mais fria do ano, com 8,1ºC, segundo medição do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia). Foi a menor temperatura desde 2000, quando foram registrados 7,3ºC na cidade.

Na última sexta-feira (15), a temperatura máxima na cidade de São Paulo ficou em 34,1ºC, a mais alta deste inverno e a tarde mais quente desde o último dia 25 de janeiro, segundo registros do Inmet no mirante de Santana (zona norte). O instituto também considerou esta como a temperatura mais alta desde 1961, quando foram registrados 35,2ºC no dia 20 de setembro.

"O inverno teve frio muito intenso intercalado com temperaturas mais altas que a média histórica", disse Camargo.

Leia mais
  • Poluição por ozônio aumenta problemas respiratórios

    Especial
  • Leia sobre o tempo na Folha Online
  • Escolha um destino para viajar na Folha Online

  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página