Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
22/09/2006 - 11h47

Campanha quer incentivar população a deixar o carro em casa

Publicidade

da Folha Online

O Dia Mundial Sem Carro, lembrado nesta sexta-feira, pretende incentivar a população a deixar seus veículos em casa e reduzir a emissão de poluentes, além de discutir a criação de políticas públicas mais eficazes para o transporte nas cidades.

A partir deste ano, a data entra oficialmente no calendário de eventos de São Paulo, de acordo com a prefeitura. A frota da cidade é de 5,5 milhões de veículos.

Para marcar a data, o uso de carros oficiais também deverá ser evitado nesta sexta-feira. A campanha ocorre em mais de 1.400 cidades de 40 países.

Sem carro

O movimento surgiu em 1998, na França, e contou com a adesão de 35 cidades. Em 2000, a campanha ultrapassou as fronteiras e tornou-se uma bandeira européia. No Brasil, a mobilização foi promovida pela primeira vez em 2001. No ano passado, cerca de 43 municípios participaram, como São Paulo, Belo Horizonte e Salvador.

Na cidade de São Paulo, a sexta-feira começou com índice de congestionamento acima da média. O pico de lentidão foi registrado às 9h, com 94 km de vias com problemas, enquanto a média deste ano --baseada em outras sextas-feiras do mês-- é de 37 km para o horário. A CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) afirma que o feriado prolongado de Sete de Setembro contribuiu para a média ficar baixa neste mês. A média de 2005 é de 90 km para o horário.

Em Guarulhos (Grande São Paulo), um passeio ciclístico marca o Dia Sem Carro nesta sexta-feira. A medida foi escolhida para incentivar o uso de transporte não-motorizado e divulgar o Plano Cicloviário Municipal.

Em Curitiba (PR), o transporte coletivo foi reforçado. A prefeitura também preparou campanhas para para sensibilizar os motoristas a deixar seus carros na garagem e utilizar meios alternativos de transporte, como bicicletas, carona solidária ou caminhar.

O motorista que insistir usar o carro em Belo Horizonte (MG) nesta sexta deve ficar atento. A prefeitura realiza um evento, até as 21h, na rua Pernambuco, entre Fernandes Tourinho e Tomé de Souza, e na rua Antônio de Albuquerque, entre ruas Paraíba e Alagoas. Haverá bloqueios operacionais para o abraço na Savassi, que acontecerá no cruzamento das avenidas Getúlio Vargas com Cristóvão Colombo.

Com Agência Brasil

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o Dia Sem Carro

  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página