Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
26/09/2006 - 10h52

Terremotos atingiram ilhas brasileiras

Publicidade

SERGIO TORRES
da Folha de S.Paulo, no Rio

Quatro terremotos com epicentro no fundo do oceano Atlântico ocorreram antes da destruição, por ondas de 5 m de altura, do centro de pesquisas científicas que a Marinha mantinha no arquipélago de São Pedro e São Paulo, a cerca de 1.100 km da costa do Rio Grande do Norte e a 600 km de Fernando de Noronha.

Os terremotos, ocorridos em junho, suas magnitudes e localizações foram registrados pelo serviço geológico dos Estados Unidos, o United States Geological Survey (USGS). O mais intenso dos terremotos alcançou seis pontos na escala Richter.

O geofísico e sismólogo João Willy, da UnB (Universidade de Brasília), disse ser raro um terremoto atingir, na região, a magnitude de 6 pontos. Segundo ele, isso costuma ocorrer a cada cinco anos.

Foi o segundo tremor ocorrido em 5 de junho, quando as ondas, iniciadas dois dias antes, aumentaram de força, invadiram a estação e obrigaram os quatro pesquisadores da Universidade de São Paulo e da Universidade Federal do Rio de Janeiro a se refugiar em um farol, ponto mais alto do arquipélago, até o resgate pela Marinha, dois dias depois.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre terremotos no Brasil
  • Saiba mais sobre a escala Richter

  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página