Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
30/09/2006 - 17h11

Não há sobreviventes em acidente com avião da Gol, diz Aeronáutica

Publicidade

da Folha Online

A Aeronáutica informou, na tarde deste sábado, que até o momento os militares envolvidos nos trabalhos de resgate do acidente com o Boeing 737-800 da Gol não encontraram indícios de sobreviventes. O avião, que transportava 149 passageiros e seis tripulantes, caiu na tarde de sexta-feira. Trata-se do maior acidente da história da aviação brasileira.

As equipes da FAB (Força Aérea Brasileira) chegaram ao local onde foram encontrados os destroços da aeronave apenas nesta tarde, quase 20 horas após o provável horário da queda do avião da Gol em Mato Grosso.

Os pedaços do avião foram localizados por volta das 9h de hoje, em uma área de mata muito fechada, a 200 km do município de Peixoto de Azevedo. Segundo a FAB, a localização exata é de 10º 29' sul e 53º 15' oeste.

Efe
Parentes de passageiros esperam, em Manaus, por notícias sobre acidente da Gol; veja fotos
Parentes de passageiros esperam, em Manaus, por notícias sobre acidente da Gol; veja fotos
O acesso ao local foi feito a partir de uma clareira próxima. Uma vez no local, foram iniciados os trabalhos para abrir mais espaços na mata para permitir o pouso de outros helicópteros.

A dificuldade de acesso ao local do acidente reduz cada vez mais as chances de que as equipes de resgate localizem e resgatem possíveis sobreviventes. Mesmo assim, a FAB ordenou que o hospital de Peixoto Azevedo deixe médicos de prontidão para receber possíveis feridos.

Mesmo sem a confirmação das mortes, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, por meio de nota, disse ter recebido "com enorme pesar" a notícia sobre o acidente que "tomou a vida dos passageiros e tripulantes que voavam de Manaus para Brasília". A Presidência comunicou ainda que o presidente decidiu decretar três dias oficias de luto nacional. "Está seguro de assim poder expressar a comoção que a queda do vôo 1907 causou à nação brasileira."

Efe
Gol divulgou telefone para que parentes de passageiros recebessem informações
Gol divulgou telefone para que parentes de passageiros recebessem informações
Ao lamentar o ocorrido a Gol também anunciou, por meio de nota, a garantia de assistência aos parentes de todos os passageiros do Boeing em qualquer aspecto necessário, incluindo hospedagem, transporte, alimentação, assistência médica, Atendimento psicológico especializado, assistência religiosa e custeio dos funerais.

"Todos os colaboradores da Gol estão comprometidos e engajados em atender às necessidades imediatas das famílias desses passageiros", disse o presidente da companhia, Constantino de Oliveira Júnior.

Colisão

Por enquanto, não foi confirmado oficialmente se a queda do Boeing teria sido causada por uma colisão com um avião menor, um jato Legacy, fabricado pela Embraer, que conseguiu fazer pouso de emergência sem feridos na base aérea da serra do Cachimbo. O Legacy levava quatro passageiros, todos americanos (entre eles um repórter do "New York Times", além do piloto brasileiro.

A posição oficial da Aeronáutica, Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) e Infraero (estatal que administra aeroportos) é de que ainda é muito cedo para "especular" as possíveis causas do acidente, e que qualquer conclusão seria "mera especulação".

Efe
Parentes de passageiros do avião da Gol fazem apelo por mais informações
Parentes de passageiros do avião da Gol fazem apelo por mais informações
Apesar disso, a Aeronáutica convidou o piloto e os quatro passageiros a permanecer na base aérea do Cachimbo até que seja determinado o que ocorreu com a aeronave. Segundo a Anac, o processo levará mais de três meses para ser concluído.

O piloto do Legacy foi ouvido durante 5 horas neste sábado, mas não foram divulgados detalhes de suas declarações --a Infraero tampouco informou o nome dos passageiros do jato.

O piloto da Gol, o comandante Décio Chaves Jr., tinha 15 mil horas de vôo. A Gol informou que o avião desaparecido era novo --tinha apenas 200 horas de vôo. Segundo a empresa aérea, o Boeing foi recebido do fabricante em 12 de setembro passado.

Alan Marques/Folha Imagem
Parentes dos passageiros do vôo da Gol 1907 recebem no DF a notícia que avião foi achado <BR>
Parentes dos passageiros do vôo da Gol 1907 recebem no DF a notícia que avião foi achado
O vôo 1907 saiu de Manaus e seguia para Brasília. Já o Legacy saiu de São José dos Campos, interior de São Paulo, e seguia para os Estados Unidos. Antes, faria uma possível parada em Manaus para abastecer. A aeronave que fez pouso forçado está com uma asa avariada e problemas hidráulicos, segundo a Infraero.

Perguntas

Segundo o tenente-brigadeiro José Carlos Pereira, piloto experiente, é preciso descobrir o motivo de dois aviões bem equipados e novos estarem no mesmo nível, quando deveriam estar a uma distância mínima de 300 metros. "São aviões com equipamentos anticolisão. Precisamos saber por que eles não evitaram o acidente", disse o brigadeiro.

Pereira também levantou a necessidade de esclarecimentos acerca do fato de qual avião estaria acima ou abaixo do nível correto, e ressaltou que a altura das aeronaves, entre 36 e 37 mil pés, é completamente visualizada por radares.

Na velocidade em que os aviões estavam, de acordo com Pereira, seria impossível aos pilotos fazerem qualquer identificação visual de outro avião. No entanto, os equipamentos deveriam ter alertado sobre a possibilidade de rotas coincidentes.

Quando isso acontece, o sistema alerta o piloto com sinais sonoros e luminosos, além de orientar o procedimento. "O piloto não precisa raciocinar, basta seguir a orientação", explicou.

Leia mais
  • FAB chega ao local do acidente; repórter do "NYT" estava em jato
  • Engenheiros da Boeing vão ajudar nas investigações sobre acidente com vôo da Gol
  • Parentes de passageiros do avião da Gol fazem apelo por mais informações

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o Boeing da Gol
  • Confira a cobertura completa do vôo 1907
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página