Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
02/10/2006 - 16h27

Repórter do "NY Times" comenta acidente e diz estranhar "detenção" de americanos

Publicidade

da Folha Online

O repórter Joe Sharkey, do jornal americano "The New York Times", comentou nesta segunda-feira em seu blog, "Joe Sharkey at Large", o acidente envolvendo o jato Legacy, da Embraer, e o Boeing da Gol, na última sexta-feira. Sharkey afirmou estar "preocupado" com os americanos, que estavam no jato e permanecem no Brasil para serem ouvidos sobre o acidente.

"Como a maioria de vocês sabem, eu era um dos passageiros do jato executivo que foi envolvido com o terrível acidente com o Boeing 737 da Gol que se acidentou no Brasil. Eu me salvei, estou surpreso por estar vivo, mas extremamente preocupado com o destino dos dois pilotos e do executivo da empresa ExcelAire, que continuam detidos", disse.

Reprodução
O jornalista americano Joe Sharkey
O jornalista americano Joe Sharkey
Segundo Sharkey, eles foram interrogados em uma base aérea e por policiais por 36 horas. "Nós também estamos profundamente chocados com a morte das pessoas do [Boeing] 737. Nós simplesmente não sabemos o que nos havia atingido até três horas depois do nosso pouso forçado em uma base aérea no meio da selva amazônica", disse Joey Sharkey.

A Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) disse que nenhum dos americanos que estava no Legacy está detido ou proibido de deixar o Brasil. Segundo a agência, os americanos foram convidados a permanecer no país para colaborar como testemunhas do acidente. As entrevistas devem ser acompanhados por autoridades americanas.

Acidente

O Boeing 737/800 da Gol, que realizava o vôo 1907, entre Manaus em Brasília, caiu na tarde de sexta-feira em Peixoto de Azevedo (MT). O avião teria sido atingido pelo jato Legacy --que havia saído de São José dos Campos (SP) e ia para os EUA-- onde estava o repórter e outros seis tripulantes.

No Boeing, estavam 154 pessoas --148 passageiros e seis tripulantes. Segundo a Aeronáutica, não há sobreviventes.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o Boeing da Gol
  • Confira a cobertura completa do vôo 1907
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página