Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
04/10/2006 - 16h12

Confira glossário de termos aeronáuticos

Publicidade

da Folha Online

Leia abaixo definições simples para alguns termos aeronáuticos que têm sido freqüentemente utilizados nas reportagens acerca da queda do Boeing da Gol no Mato Grosso, no dia 29 de setembro.

Aerovia - Espécie de rodovia aérea por onde trafegam aviões e helicópteros.

Anac - Agência Nacional de Aviação Civil.

Arremeter - Abortagem do processo de pouso de uma aeronave. O piloto dá força nos motores e retoma a subida para nova tentativa de pouso na mesma pista ou em pista alternativa.

Cabine - Parte interna da aeronave. Dividida em cabine de comando, onde ficam os pilotos, e cabine de passageiros, onde ficam os passageiros e comissários.

Caixa-preta - Conjunto de dois gravadores que registram os últimos minutos de cada vôo. Um deles registra dados de sistemas, como altitude, velocidade, temperatura, entre outros, a cada 5 segundos, registrando estes dados durante os últimos momentos. O outro registra os últimos 30 minutos de sons emitidos dentro da cabine de comando.

Centro de controle de tráfego aéreo - Centros compostos por redes de radares e de telecomunicações responsáveis pelo monitoramento do tráfego de aeronaves. No Brasil, atualmente, há quatro, cada um responsável por uma área de cobertura específica.

Embraer - Empresa Brasileira de Aeronáutica SA.

FAB - Força Aérea Brasileira, o mesmo que Aeronáutica.

Flap - Mecanismo de hipersustentação da aeronave. É acionado quando o piloto precisa manter a aeronave voando em baixa velocidade ou quando ela vai decolar, para vencer a gravidade. São aquelas "aletas" que descem na parte traseira da asa quando ela está em processo de pouso ou antes da decolagem.

- Medida de comprimento equivalente a 0,3048 metro usada para determinar a distância de uma aeronave do solo.

Pouso forçado - Pouso provocado por uma situação de emergência que representa grave risco aos ocupantes. Nestes casos, é acionado o alarme vermelho.

Pouso de emergência - Pouso fora do plano de vôo original que requer precauções especiais devido a deficiências técnicas apresentadas pela aeronave. De acordo com a gravidade, o procedimento pode acionar alarmes branco ou amarelo.

Pressurização - Processo de criação artificial de pressão do ar próxima à pressão ao nível do mar, confortável ao ser humano, dentro da cabine da aeronave. Se este processo não ocorre, a pressão do ar em altitudes elevadas é muito menor que a normal --que o ser humano suporta. Isso traria problemas como falta de ar, desmaios, sangramento dos olhos, narinas e ouvidos, entre outras conseqüências.

TCAS - Equipamento conhecido como "sistema anticolisão" que dispara alertas visuais e sonoros diante da presença de um "intruso" em determinada área de cobertura.

Transponder - Equipamento que envia os dados relativos ao avião para outras aeronaves e para o centro de controle.

Trem de pouso - Conjunto de rodas e mecanismos hidráulicos de suspensão e frenagem da aeronave.

Turbina - Motor à reação de uma aeronave.

Fontes: Anac e Folha de S.Paulo
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página