Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
13/10/2006 - 18h04

Confira a íntegra do bate-papo com José Maschio

Publicidade

da Folha Online

Confira abaixo a íntegra do bate-papo com o jornalista José Maschio, repórter da Agência Folha, sobre o resgate dos corpos das vítimas do acidente aéreo com o vôo 1907 da Gol. O texto reproduz a forma como os participantes digitaram.

Bem-vindo ao Bate-papo com Convidados do UOL. Converse agora com o jornalista José Maschio, da Agência Folha, sobre o resgate dos corpos das vítimas do acidente aéreo com o vôo 1907 da Gol, ocorrido no último dia 29 de setembro. Para enviar sua pergunta, selecione o nome do convidado no menu de participantes. É o primeiro da lista.


(05:04:11) jose maschio: olá pessoal. Espero colaborar neste bate-papo.


(05:04:27) Johnny!!! fala para jose maschio: Boa tarde, José. Poderia traçar um panorama geral do que viu?


(05:05:57) jose maschio: Olá Johnny O panorama, você pode imaginar, foi de muita triteza. Mas também foi um grande trabalho dos militares na busca pelos corpos das vítimas.


(05:06:00) cilene pergunta para jose maschio: como está sendo essa busca com cães farejadores


(05:06:58) jose maschio: As dificuldades para encontrar os últimos corpos é que levou ao uso de cães. Vc deve ter percebido que até agora ainda não deu resultados.


(05:07:26) Thais Antonelli fala para jose maschio: qual o pior momento da cobertura?


(05:08:07) jose maschio: O pior momento Thais foi quando se teve certeza de que não havia sobreviventes. Nesse tipo de cobertura, vc sempre fica com alguma esperança


(05:08:15) Nyemaier fala para jose maschio: Voce esta conseguindo separar o reporter do cidadão nessa cobertura


(05:09:00) cilene fala para Enlutoman: não


(05:09:20) jose maschio: Nyemaier, o grande dilema de um repórter, nesse tipo de tragédia, é tentar mostrar, relatar, sem se influenciar pela tragédia. Nesse caso, não existe isenção do repórter


(05:09:20) Enlutoman fala para jose maschio: Dizem que a mata sufocava os homens do resgate... Qual a sensação? O cheiro? Como era o contato com os índios que auxiliavam na busca aos corpos?


(05:09:20) jose maschio: Nyemaier, o grande dilema de um repórter, nesse tipo de tragédia, é tentar mostrar, relatar, sem se influenciar pela tragédia. Nesse caso, não existe isenção do repórter


(05:09:24) jose maschio: Nyemaier, o grande dilema de um repórter, nesse tipo de tragédia, é tentar mostrar, relatar, sem se influenciar pela tragédia. Nesse caso, não existe isenção do repórter


(05:10:57) jose maschio: Enlutoman. A mata é muito úmida, os peritos conseguiam trabalhar, no máximo uma hora e meia no piso da floresta. Os índios sofreram certa resistência dos militares no início. Mas foram bastante porestativos no final.


(05:10:57) Nyemaier fala para jose maschio: voce acha que o Brasil estábem equipado para prestar socorro a esse tipo de acidente ?


(05:11:55) jose maschio: Nyemaier. Eu fiquei surpreso com a qualidade do trabalho do pessoal da FAB e do Exército. Acho que o Brasil está muito bem nesse tipo de resgate, nas condições que ocorreu.


(05:12:35) Johnny!!! fala para jose maschio: Vc chegou a ir ao local da queda?


(05:13:34) jose maschio: Johnmy. Fomos em um helicóptero da FAB, em uma troca de turno.Deu para sentir a situação no local da clareira maior, aberta para possibilitar os resgate dos corpos.


(05:13:42) UOL (reservadamente) fala para Gaspard: A partir de agora você só receberá as mensagens do palco. Para voltar a receber mensagens da platéia click em VER PLATÉIA


(05:14:31) THIAGO SBC fala para jose maschio: Durante o resgate das vitimas, você percebeu algum tipo de falha , por parte das equipes de resgate???


(05:15:50) jose maschio: Thiago, eu já disse. Não esperava, sinceramente, um trabalho tão bom dos militares. ~Em uma situação como essa tragédia, a demora para os resgates ocorreu para garantir o máximo de detalhes para a identificação das vítimas


(05:16:23) paulo-42 fala para jose maschio: Você já cobriu outros fatos semelhante a este?


(05:17:46) jose maschio: Paulo. Desse nível de tragédia não. Mas houve coberturas mais difíceis para o repórter, como na insurreição do povo paraguaio em 99, quando nós, jornalistas, ficamos no meio de fogo cruzado entre defensores do governo e oposição.


(05:17:53) Thais Antonelli fala para jose maschio: o que está sendo feito com os objetos pessoais espalhado pela floresta?


(05:19:07) jose maschio: Thais, na clareira maior estão sendo armazenados objetos pessoais, roupas e bagagens que foram encontradas. A partir de hoje esse material vai para a base aérea e, de lá, para os familiares.


(05:19:13) sabrina suspira por jose maschio: e vc esta sabendo se ja acharam os corpos que estavam faltando


(05:19:33) jose maschio: Sabrina, até agora não.


(05:19:39) Rose fala para jose maschio: Qual a sensação de fazer parte e estar tao perto de uma tragedia como essa?


(05:20:59) jose maschio: Rose. O repórter começa a cobertura com total isenção pessoal. Mas depois, vai sabendo das histórias pessoais das vítimas, vai descobrindo que tinha gente conhecida no vôo. A sensação é de impotência perto de toda a tragédia.


(05:21:31) Paulweb fala para jose maschio: Na sua opinião, o que aconteceu, pelo que viu, o avião da Gol se despedaçou ainda no ar?


(05:22:25) jose maschio: Paulweb. Pelo testemunho de três funcionários de um fazenda o avião se dspedaçou realmente no ar. Vamos esperar que as investigações confirmem ou não.


(05:23:15) dego fala para jose maschio: vc sabe mais ou menos quantos corpos foram indentificados??


((05:23:54) jose maschio: Dego. A identificação está sendo feita por Brasília. Não tenho esses detalhes. Pela manhã já eram 140 identificados


(05:23:54) ATIBAIA fala para jose maschio: vc sabe algo sobre os processos de indenizações?


(05:24:34) jose maschio: Caro Atibaia, infelizmente nada sei sobre isso.


(05:24:47) ATIBAIA fala para jose maschio: vc chegou a ter contato com os familiares das vitimas?


(05:25:26) jose maschio: Sim. Um grupo deles foi até a base operacional da fazenda Jarinã. Foram exatamente oito pessoas.


(05:26:49) ATIBAIA fala para jose maschio: o que os familiares pensam, buscam num momento como esse?


(05:28:17) jose maschio: Foi impressionante, Atibaia, o depoimento de uma senhora, de Sorocaba. Ele disse que a realidade acabou com sonhos de econtrar sobreviventes. Foi bom eles irem até o local, sobrevoarem a floresta, para conseguir um consolo pela perda dos parentes. Acho que eles buscavam um milagre, que não aconteceu.


(05:28:17) wagner fala para jose maschio: na sua opiniao o que podera mudar na aviacao brasileira, apos esta tragedia?


(05:29:17) jose maschio: Wagner. Em termos mundiais, o Brasil tem poucos acidentes aéreos. Mas acredito que vamos ter muito mais atenção em rotas de vôos daqui para frente.


(05:29:17) paula fala para jose maschio: o que vc viu de mais chocante no local do acidente?


(05:30:25) jose maschio: Paula.O que mais me chocou foi a distância entre grupos de corpos na floresta. Basta ver que as buscas foram e estão sendo feitas em um raio de 20 quilômetros.


(05:30:31) adri fala para jose maschio: com esta sendo feito as ultimas operaçao neste momento?



(05:31:46) jose maschio: Adri. As operações estão em três níveis. 1) busca dos últimos quatro corpos, 2) pente fino do Exército para buscar destroços e a busca pelo cilindo de voz, da caixa preta de áudio, que pode ajudar a elucidar o acidente.


(05:31:46) danniell fala para jose maschio: Como você explica a ausência de fotos do acidente? A aeronautica estaria tentando esconder algo??


(05:33:05) jose maschio: Danniell. A ausência de fotos do local do acidente se dá pela gravidade da tragédia. Não creio que alguém queira esconder algo. Creio que o que move a não divulgação de fotos ou filmes se dá pela sensibilidade com a dor dos parentes


(05:33:12) jose maschio: Danniell. A ausência de fotos do local do acidente se dá pela gravidade da tragédia. Não creio que alguém queira esconder algo. Creio que o que move a não divulgação de fotos ou filmes se dá pela sensibilidade com a dor dos parentes


(05:33:12) Tereza fala para jose maschio: qual o estado emocional das pessoas envolvidas no resgate dos corpos???


(05:34:29) jose maschio: Tereza. Um coisa que impressiona é como cada militar ou perito se empolga por um corpo resgatado. É como se os corpos da vítimas não tornassem mais humanizados.


(05:34:29) Leny fala para jose maschio: vc confirma que grande parte dos passageiros estavam com seu documentos junto ao corpo desntro das veste e este fato ajudou na identificação


(05:35:22) jose maschio: Leny. Não digo que foi a maior parte, mas muitos morreram fazendo "figa" com as mãos, outros estavam com documentos nas vestes. Isso mostra que muitos sabiam que iam morrer.


(05:35:22) Lennon-VitoriaES fala para jose maschio: As fotos divulgadas são falsas então ?


(05:36:24) jose maschio: Lennon, foi boa tua pergunta. Eu conferi fotos e vídeo feito pelos técnicos e nada tem a ver com as fotos divulgadas pela internet. Acho muita morbidez essa divulgação.


(05:36:24) clodo fala para jose maschio: uma pergunta que nao quer calar....o transponder do boeing nao funcionou?porque até agorao grande vilao desta história é o legacy???


(05:37:24) jose maschio: Clodo. Essas perguntas só serão respondidas ao final da investigação. Acho prematuro buscar culpados. A triste história da Escola Base está aí para a gente não entrar em conjecturas.


(05:37:24) sonda fala para jose maschio: li numa entrevista na folha que um médico, parente das vítimas, esteve no local. ele disse que o que causou conforto é que as vítimas não estavam com cara de pânico, ou seja, não sofreram antes de morrer. será verdade isso?


(05:38:27) jose maschio: Sonda. Devemos lembrar que existiam corpos espalhados em vários pontos. Houve, acredito, quem nem percbeu a tragédia e houve quem sabia o que se passava.


(05:38:46) Rickpi fala para jose maschio: vc acha q os pilotos do Legacy devem permanecer no Brasi? E se o acidente fosse nos EUA com pilotos brasileiros na mesma situação, acha q eles teriam o mesmo tratamento?


(05:39:58) jose maschio: Rickpi, eu acho que a Justiça está decidindo pela permanência dos pilotos do Legacy no Brasil. Aqueles que estão na investigação devem ter suas razões para isso. Nos EUA a Justiça teria a mesma posição, creio.


(05:40:28) CORONEL BEZERRA fala para jose maschio: o cheiro , o odor dos corpos era grande lá? a selva virgem é complicada? e os animais perigosos?


(05:41:48) jose maschio: Coronel, o cheiro do que somos era forte, assim como a selva é extremamente úmida, complicada e na região existe todo tipo de animal de uma floresta amazônica.


(05:41:48) walter fala para jose maschio: quantos segundos se passaram do momento do choque ao impacto no solo?


(05:42:24) jose maschio: Walter, os peritos em segurança de vôo, com quem conversei, nào conseguiram determinar esse tempo. Te devo essa.


(05:42:41) LUC fala para jose maschio: em quanto tempo +- sera resgatados os destroços do aviao? e ja acharam a outra parte que faltava da cx preta do boing?


(05:43:46) jose maschio: LUC, não existe ainda nem um decisão se todos os destroços serão resgatados, dada a dificuldade de trabalhar no piso da floresta. O cilindro com a caixa de voz, até eu entrar nesse bate- papo, não havia sido encontrado.


(05:44:16) Gambá fala para jose maschio: havia funcionários da gol na fazenda?


(05:45:23) jose maschio: Sim. O coordenador de Segurança de Vôo da Gol, Valter Chagas e até o vice- presidente técnico da empresa esteve lá


(05:45:23) joff pergunta para jose maschio: Vc ficou qtas horas no local da queda (floresta) acompanhando o trabalho de resgate?


(05:46:34) jose maschio: Joff, nós jornalistas tínhamos acesso à base operacional da fazenda Jarinã, onde chegava os corpos resgatados. No local só pousamos de helicóptero em um troca de turno do pessoal da floresta. Não foi permitido sair do helicóptero


(05:46:40) Londrina fala para jose maschio: Qual a estrutura montada na fazenda para a imprensa???


(05:48:25) jose maschio: Londrina, em um local sem telefone ou acesso, via satélite, para comunicação a estrutura era a possível. O pessoal da fazenda foi muito prestativo. Meu drama pessoal, no entanto, era conseguir transmitir o texto. Viajava até 9 horas por dia para isso. Imagine o sufoco de ter a notícia e não conseguir passar para o jornal.


(05:48:25) Susi fala para jose maschio: boa tarde, vc acha que a Gol está dando todo appoio aos familiares? alguns parentes estavam revoltados com a falta de informações da Cia no dia do acidente, vc acha q ela não obteve as informações corretas ou não estava preparada para divulgá-las?


(05:49:06) jose maschio: Susi. No dia do acidente e no dia posterior, falsa informações complicaram a vida de todos, inclusive da imprensa. Imagine seos familiares não ficariam revoltados?


(05:49:24) deson fala para jose maschio: de acordo com a pergunta da susi, não seria pré maturo de mais a gol se pronunciar antes de checar todas as informações?


(05:50:32) jose maschio: Deson. Eu estava lá no mato e não vi como foi a reação da Gol. O que sei é que um secretário municipal de saúde deu entrevista, no sábado, falando em sobreviventes. Isso criou uma falsa esperança para todos.


(05:52:09) Paulinho fala para jose maschio: vc acha q esse acidente foi decorrido por falha humana?


(05:52:46) jose maschio: Paulinho, os dois aviões eram novos. A falha humana é sempre possível. Vamos ver como vai ser o resultado final das investigações.


(05:52:58) Enlutoman fala para jose maschio: A maioria dos oficiais da FAB pegou piolho. Você também? como eram as condições de higiene lá?


(05:53:35) jose maschio: Enlutoman, piolho não. Mas sofri com abelhas e vespas.


(05:54:45) FERNANDO BEBEDOURO fala para jose maschio: ouve explosão no acidente?


(05:55:51) jose maschio: Não, Fernando. Houve apenas um pequeno incêndio no sistema de ar da aeronave.


(05:55:51) Kazu fala para jose maschio: Está faltando encontrar uma peça com as gravações de voz dos pilotos. Na sua opinião, tais gravaçoes vão poder esclarecer de uma vez o que realmente aconteceu nos ares?


(05:57:10) jose maschio: Kazu. É o cilindro da caixa preta de áudio. O cilindro é fundamental para saber como reagiu a tripulação. A luta é encontrar esse cilindro, um objeto pequeno, em meio a um solo de muito humus e areia fina. Ele deve estar bem enterrado no solo.


(05:57:23) Advogado/41/sp fala para jose maschio: José, boa tarde, um dos fatos que mais me surpreenderam neste caso, foi aparentemente o avião da Gol, ter "desmanchado" no ar, este fato realmente ficou caracterizado ? Qual o tipo de dano sofrido na fuselagem da aeronave, que poderia resultar em tão consequência ?


(05:58:13) jose maschio: Caro advogado. No sobrevôo quando fomos à clareira, foi possível ver que ela, a aeronave se despedaou no ar.


(05:58:19) Enlutoman fala para jose maschio: Como era o convívio com os outros jornalistas e com os oficiais da FAB, além dos índios? Rolava estresse? Brigas? Era um drama coletivo?


(05:59:22) jose maschio: Enlutoman. O convívio foi o mais harmonioso possível, diferente de outras cobertura. Aproveito para agradecer a todos. Espero ter colaborado.


(05:59:28) Adriana/UOL: O Bate-papo UOL agradece a presença de José Maschio e de todos os internautas. Até o próximo!


Especial
  • Confira como foram os bate-papos anteriores
  • Acompanhe a cobertura completa da tragédia com o vôo 1907

  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página