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18/10/2006
-
13h51
da Folha Online
A Polícia Civil instaurou inquérito para apurar as causas da queda do bimotor Seneca, ocorrida na noite da última sexta-feira (13), no Espírito Santo. Os corpos de três dos seis tripulantes foram encontrados no fim de semana, e as buscas prosseguem nesta quarta-feira.
Segundo o governo estadual, as investigações serão conduzidas pelo chefe da Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa, Danilo Bahiense, que já reuniu os relatórios das equipes que estiveram no local. O próximo passo deve ser obter outras informações com a Aeronáutica.
Para a Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), as investigações serão melhor desenvolvidas quando o avião for recuperado.
Acidente
O Seneca, prefixo PT-ISF, havia desaparecido minutos depois de decolar de Vitória. O bimotor era pilotado pelo major-dentista da reserva da Aeronáutica Alduíno Coutinho de Souza, 48.
Os corpos encontrados foram identificados como Ronilda Terezinha Oliveira de Souza, 48, Alduíno Oliveira de Souza, 26, respectivamente mulher e filho do oficial, e Luana Pimentel Guimarães Santos, 25, namorada de Alduíno Oliveira. Também estavam na aeronave o outro filho de Alduíno, Rafael Oliveira de Souza, 24, e sua namorada, Fátima Campos Lopes, 26. A família passaria o feriado prolongado de Nossa Senhora Aparecida em Porto Seguro (BA).
Nesta quarta-feira, equipes de mergulhadores do Corpo de Bombeiros seguem uma indicação dada pela FAB (Força Aérea Brasileira), que avistou uma mancha de óleo enquanto sobrevoava a região. Há suspeitas de que a mancha indique um vazamento de combustível ou óleo hidráulico do avião, que estaria submerso.
Investigações
Como o bimotor não tem caixa-preta, o painel e os motores são considerados os elementos mais importantes para a investigação sobre as prováveis causas do acidente. Nenhuma das partes centrais do avião foi localizada.
O painel costuma informar dados como velocidade, altitude e inclinação da aeronave no momento do acidente. O exame do motor pode indicar, entre outros fatores, se ele estava tracionado ou parado --indício de que pode ter havido problema mecânico antes da queda.
Segundo o tenente-coronel Marco Aurélio Salgueiro, escalado pela Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) como responsável pelas investigações, esses dados são somados a informações meteorológicas, sobre o histórico do piloto e o tráfego aéreo na região, entre outras pistas.
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Polícia Civil investiga acidente com bimotor no Espírito Santo
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A Polícia Civil instaurou inquérito para apurar as causas da queda do bimotor Seneca, ocorrida na noite da última sexta-feira (13), no Espírito Santo. Os corpos de três dos seis tripulantes foram encontrados no fim de semana, e as buscas prosseguem nesta quarta-feira.
Segundo o governo estadual, as investigações serão conduzidas pelo chefe da Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa, Danilo Bahiense, que já reuniu os relatórios das equipes que estiveram no local. O próximo passo deve ser obter outras informações com a Aeronáutica.
Para a Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), as investigações serão melhor desenvolvidas quando o avião for recuperado.
Acidente
O Seneca, prefixo PT-ISF, havia desaparecido minutos depois de decolar de Vitória. O bimotor era pilotado pelo major-dentista da reserva da Aeronáutica Alduíno Coutinho de Souza, 48.
Os corpos encontrados foram identificados como Ronilda Terezinha Oliveira de Souza, 48, Alduíno Oliveira de Souza, 26, respectivamente mulher e filho do oficial, e Luana Pimentel Guimarães Santos, 25, namorada de Alduíno Oliveira. Também estavam na aeronave o outro filho de Alduíno, Rafael Oliveira de Souza, 24, e sua namorada, Fátima Campos Lopes, 26. A família passaria o feriado prolongado de Nossa Senhora Aparecida em Porto Seguro (BA).
Nesta quarta-feira, equipes de mergulhadores do Corpo de Bombeiros seguem uma indicação dada pela FAB (Força Aérea Brasileira), que avistou uma mancha de óleo enquanto sobrevoava a região. Há suspeitas de que a mancha indique um vazamento de combustível ou óleo hidráulico do avião, que estaria submerso.
Investigações
Como o bimotor não tem caixa-preta, o painel e os motores são considerados os elementos mais importantes para a investigação sobre as prováveis causas do acidente. Nenhuma das partes centrais do avião foi localizada.
O painel costuma informar dados como velocidade, altitude e inclinação da aeronave no momento do acidente. O exame do motor pode indicar, entre outros fatores, se ele estava tracionado ou parado --indício de que pode ter havido problema mecânico antes da queda.
Segundo o tenente-coronel Marco Aurélio Salgueiro, escalado pela Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) como responsável pelas investigações, esses dados são somados a informações meteorológicas, sobre o histórico do piloto e o tráfego aéreo na região, entre outras pistas.
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