Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
26/10/2006 - 15h30

Controlador de vôo sofre infarto e vôos atrasam em aeroporto do PR

Publicidade

da Folha Online

Um dos controladores de tráfego aéreo responsáveis pela torre do Aeroporto Internacional Afonso Pena, em São José dos Pinhais (Grande Curitiba), sofreu um infarto na manhã desta quinta-feira. Os trabalhos tiveram que ser interrompidos para que o profissional fosse atendido e, segundo a Infraero (empresa que administra os aeroportos do país), 26 pousos e decolagens atrasaram.

Embora confirme a ocorrência, o Cindacta 2 (Centro Integrado de Defesa e Controle de Tráfego Aéreo), subordinado à Aeronáutica, não deu outras informações sobre o incidente, a identidade do controlador ou o estado de saúde dele.

Segundo a Infraero, o sistema permaneceu parado entre as 7h40 e as 8h15. As oito decolagens que deveriam ter ocorrido neste período foram atrasadas, provocando uma série de demoras. A situação só foi normalizada às 10h.

Em 2005, o aeroporto Afonso Pena teve um movimento de 58.050 aeronaves e 3.393.079 passageiros.

Pane

No último dia 21, uma pane no centro de processamento de dados do Cindacta 2 obrigou os controladores de vôo a desligarem o sistema de radar no Sul, o que provocou atraso de até 3 horas e 40 minutos em pelo menos 146 vôos comerciais na região.

O controle de vôo no Rio Grande do Sul, em Santa Catarina e no Paraná passou a ser realizado de forma convencional --contatos por rádio entre o piloto e os controladores. A operação é mais lenta do que o sistema com radar. Por precaução, diminui-se o número de aeronaves no espaço aéreo, provocando atraso nos vôos.

Segundo o coronel-aviador Paullo Esteves, assessor de comunicação social do Departamento de Controle do Espaço Aéreo, o sistema brasileiro não registrava um problema semelhante havia 20 anos.

Leia mais
  • Saturação do controle de tráfego aéreo preocupa governo
  • PF ouve ocupante do Legacy em investigação sobre acidente aéreo
  • Organização cancela missa do padre Marcelo Rossi que custaria R$ 2

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre controle de tráfego aéreo
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página