Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
04/11/2006 - 08h45

Horário de verão começa à 0h deste domingo

Publicidade

da Folha Online

À 0h deste domingo (5), os relógios devem ser adiantados em uma hora nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do país. A medida vai durar até o dia 24 de fevereiro de 2007.

O objetivo do horário de verão é reduzir a demanda máxima no período em que o sistema elétrico é mais utilizado. Segundo nota do Ministério das Minas e Energia, "o aumento de consumo nessa época é resultado, sobretudo, do incremento da produção industrial, face às encomendas de Natal, e ao aumento da temperatura com a chegada do verão".



Segundo estimativa do ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico), neste ano, a medida deve gerar uma economia de aproximadamente R$ 50 milhões. Essa possível economia é equivalente à energia de usinas termelétricas que deixarão de ser acionadas durante o período em que a demanda no horário de pico deverá ser reduzida.

A expectativa do ONS é a de que a medida contribua para reduzir a demanda de energia entre 4% e 5% no horário de pico, ou o equivalente a 2 mil MW.

Na região Sudeste e Centro-Oeste, a previsão é uma redução na demanda de 1560 MW. Já na região Sul, a economia estimada é de 530 MW, o que equivale à 80% da carga no horário de pico de Porto Alegre (RS).

Horário de verão

No Brasil, o horário de verão foi adotado pela primeira vez em 1931, com duração de cinco meses.

Até 1967 a mudança no horário foi decretada nove vezes. Desde 1985, no entanto, a medida vem sendo adotada sem interrupções, com diferenças apenas nos Estados atingidos e no período de duração.

Leia mais
  • Controladores prevêem novo caos; calmaria faz FAB liberar "extras"
  • Piloto aciona alarme de seqüestro em vôo para Bahia
  • PMs do Rio matam jovem; crime pode ter ocorrido por engano

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre horário de verão
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página