Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
21/11/2006 - 21h57

"Internet é faca de dois gumes", afirma avó de jovem anoréxica

Publicidade

da Folha Ribeirão

"Hoje eu bebi um litro de água de uma vez para não comer. Sentia muita fome, mas, com o tempo, a fome não fazia mais parte da minha vida. Nunca provoquei vômito, mas isso [essa idéia] já veio na minha cabeça várias vezes."

Esses são alguns depoimentos de usuários do site de relacionamentos Orkut em comunidades criadas para discutir a anorexia e a bulimia (doenças apelidadas na internet de "ana" e "mia").

A maior parte das comunidades informa que não tem como objetivo incentivar as doenças, mas algumas chegam a divulgar dietas não supervisionadas e até formas de vomitar sem sentir dor. Uma das comunidades se autoproclama "o lugar onde você pode postar e conferir as mais radicais e eficientes dietas e dicas para chegar ao topo, à perfeição".

A família de Carla Sobrado Casalle, que morreu em Araraquara, suspeita que a jovem utilizava o Orkut para informar-se sobre essas "dietas milagrosas". "A internet é uma faca de dois gumes", disse Maria Luiza Sobrado, avó materna que morava com Carla.

E-mail

Para o psicológo Cristiano Nabuco de Abreu, a internet é apenas um meio para o acesso a remédios. Abreu coordena a equipe de psicologia do Ambulatório de Bulimia, Anorexia e Outros Transtornos Alimentares do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da USP de São Paulo.

"Diria que é relativamente simples. Se você tem conta de e-mail, já deve ter recebido dezenas de e-mails para a compra de diuréticos e laxantes", disse o especialista. "A internet simplesmente responde a uma necessidade que a pessoa já tem."

Segundo ele, não há medicamento que trate a anorexia, mas sim uma combinação de acompanhamento nutricional e psiquiátrico, além da psicoterapia cognitiva. "Em 80% dos casos, pacientes que têm anorexia apresentam depressão, então, a medicação que normalmente é dada é o antidepressivo. Esses medicamentos, no Brasil, só com tarja preta."

Leia mais
  • Comandante da FAB diz que Natal não terá atrasos em vôos
  • Justiça aceita denúncia contra namorada do coronel Ubiratan
  • Polícia Federal identifica quadrilha de receptação em SC

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre anorexia
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página