Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
22/11/2006 - 18h13

Resolução quer instalar chips em carros nos próximos cinco anos

Publicidade

da Folha Online

Uma resolução do Contran (Conselho Nacional de Trânsito) publicada nesta quarta-feira obriga os motoristas a instalar placas eletrônicas de identificação, em todos os veículos, nos próximos cinco anos. Os chips conterão dados como números da placa, do chassi e do Renavam. Nos carros, eles serão instalados na parte interna do pára-brisa dianteiro.

O sistema será chamado Siniav (Sistema Nacional de Identificação Automática de Veículos) e sua criação é resultado de estudos desenvolvidos pelo Ministério das Cidades.

Conforme a resolução, os Detrans (Departamentos Estaduais de Trânsito) dos Estados e do Distrito Federal têm 18 meses para implantar o esquema e, a partir do início dos trabalhos, outros 42 meses para concluir o cadastramento. São os próprios Detrans que ficarão responsáveis pela fiscalização dos chips.

Com os dados coletados pelos chips, os governos poderão estudar medidas para aumentar a mobilidade urbana e diminuir o impacto do tráfego no ambiente.

Quando o Siniav estiver funcionando, não ter o chip será considerado infração grave, com multa de R$ 127,69, inclusão de cinco pontos na CNH (Carteira Nacional de Habilitação) e retenção do veículo.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre Detran
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página