Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
26/11/2006 - 18h50

Estudantes devem fazer novas manifestações contra aumento do ônibus

Publicidade

da Folha Online

Entidades estudantis prometem novas manifestações, na próxima terça-feira (28), contra o aumento da tarifa de ônibus, de R$ 2 para R$ 2,30, na cidade de São Paulo.

Estudantes ligados à UNE (União Nacional dos Estudantes), Ubes ((União Brasileira dos Estudantes Secundaristas) e associações paulistas devem se concentrar no vão livre do Masp, na avenida Paulista (região central da cidade), a partir das 9h, quando marcham para o edifício da Prefeitura, onde se planeja fazer um "apitaço".

As entidades estudantis também planejam entrar com uma ação civil pública na Justiça contra o aumento da tarifa. "Se preciso for, vamos acampar em frente a prefeitura, ou até mesmo em frente a casa do [Gilberto] Kassab [prefeito de São Paulo]. E também tentaremos barrar esse abuso por meio da via judicial, entrando com uma ação contra o reajuste", afirmou o presidente das UBES, Thiago Franco.

Protesto

Na noite da última sexta, duas pessoas foram detidas durante um protesto contra o aumento da passagem, no terminal de ônibus no terminal Parque Dom Pedro 2º (região central).

Alguns ônibus tiveram as portas traseiras arrombadas, permitindo aos passageiros que aguardavam na fila entrar sem passar pela catraca. "Passagem gratuita para quem quiser", gritavam os manifestantes dirigindo-se às filas. "Estamos dando um presente aos usuários de ônibus", dizia o estudante Guaxinim, uma das lideranças do movimento, justificando o arrombamento das portas traseiras.

Policiais da Força Tática e manifestantes entraram em confronto. Os PMs usaram bombas de efeito moral para dispersar o grupo.

A assessoria da UNE e da Ubes afirmou que as entidades não tiveram ligação com o protesto no terminal, apesar de ter promovido um protesto também no centro da cidade à tarde.

Com Folha de S.Paulo

Leia mais
  • Ônibus e metrô em São Paulo sobem na quinta-feira

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre aumento de tarifas
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página