Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
27/11/2006 - 15h31

Itabuna tem mais criadouros de mosquitos da dengue, indica estudo

Publicidade

da Folha Online

Dezessete a cada cem imóveis de Itabuna (BA) apresentam criadouros de larvas do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, de acordo com um levantamento realizado pelo Ministério da Saúde e divulgado nesta segunda-feira. O município apresenta o pior índice do país. O ideal seria identificar menos de um criadouro a cada cem.

Das 154 cidades pesquisadas, ao menos 13 correm risco de sediar um surto de dengue no próximo ano. Em 2005, eram 22. Em todo o Brasil, ainda segundo o levantamento, mais de 16% das cidades apresentam risco de surto. O caso mais grave é o do Centro-Oeste, que concentra 17 delas; e o melhor é do Sul, que tem apenas uma --Paranavaí (PR).

Na cidade de São Paulo, conforme a pesquisa, há 0,2 locais infectados a cada cem examinados. Em todo o Estado, nenhuma cidade apresenta níveis preocupantes.

No Rio, embora ainda haja duas cidades onde o risco de surto é grande --capital e Queimados--, a situação melhorou em comparação com 2005, quando havia sete cidades de risco.

O estudo pretende alertar a população e incentivar o combate ao mosquito antes da chegada do verão, quando as chuvas criam a melhor situação para a procriação do inseto.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre dengue
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página