Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
01/12/2006 - 13h24

Deslizamento eleva para seis número de mortos por chuvas no Sudeste

Publicidade

da Folha Online

Três pessoas --provavelmente da mesma família-- morreram em um deslizamento de terra, na região de Teresópolis (RJ). Os corpos foram resgatados na manhã desta sexta-feira. Desde quarta (29), no total, os temporais que atingem a região Sudeste mataram seis pessoas --cinco no Rio e uma Minas.

Em Nova Iguaçu (RJ), Ana Clara Barbosa de Assis, 3, morreu afogada na inundação de uma creche; e Anderson de Farias Oliveira, 17, morreu afogado no rio Palu. Os corpos das três pessoas mortas no deslizamento ainda não foram identificados. Em Sabará (MG), Glayson de Jesus Miranda, 13, morreu quando um muro desabou sobre ele e a irmã, na quinta (30).

Nesta sexta, Nova Iguaçu (Baixada Fluminense), uma das cidades mais atingidas pelas chuvas, recebe mais de cem militares do Exército em apoio à força-tarefa que trabalha no resgate das vítimas e na reconstrução dos bairros mais prejudicados. Na quinta, o prefeito, Lindberg Farias, havia decretado situação de emergência.

Os integrantes da força-tarefa recebem também nesta sexta três escavadeiras grandes, duas hidráulicas, duas retro-escavadeiras e três caminhões.

De acordo com a Defesa Civil Municipal, mais de 300 famílias foram "gravemente afetadas" pela chuva. Mais da metade delas perderam suas casas ou precisaram abandoná-las. Duas escolas municipais --a Orlando Mello, na Posse, e a Nova Era, no Jardim Nova Era-- são usadas como abrigo e central de atendimento às vítimas.

Houve desabrigados e desalojados também nas cidades de Mesquita, Teresópolis, Mendes e Belford Roxo.

Não há previsão de chuvas para grande parte do Estado de São Paulo nesta sexta, de acordo com o Cptec (Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos), do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais). Deve haver garoa apenas em pontos isolados do litoral. No Rio e em Minas, porém, o tempo deve permanecer instável.

São Paulo

Em São Paulo, as chuvas causaram estragos na região metropolitana. Em Osasco, o transbordamento de córrego Ribeirão Vermelho inundou avenidas.

Em São Bernardo do Campo, a Câmara Municipal aprovou um projeto de lei que cria o chamado "Renda Abrigo", uma ajuda de custo de R$ 315 por mês a ser paga por até um ano a pessoas desabrigadas por enchentes. O dinheiro deverá ser empregado no aluguel em um imóvel.

Em Bananal (348 km de SP), na quarta (29), a chuva provocou a erosão de um trecho de cinco metros da SP-68, antiga Rio-São Paulo, a Estrada dos Tropeiros. A cratera, com cerca de 4 m de profundidade, impede a passagem de veículos em ambos os sentidos. A Polícia Rodoviária trabalha na recuperação da pista.

Minas

Desde outubro último, nove pessoas morreram em Minas em decorrência das chuvas --sendo uma em Sabará, seis em Novo Cruzeiro, uma em Uberlândia, e outra em Juiz de Fora--, e 25 cidades decretaram estado de emergência. Segundo a Defesa Civil, 1.286 casas estão danificadas, 1.272 estão desabrigados e 2.524 estão desalojados.

Leia mais
  • Balanço mostra atrasos de mais de uma hora em 14% dos vôos
  • Investigador da Polícia Civil é morto a tiros na zona sul de São Paulo
  • Expectativa de vida de brasileiro atinge 71,9 anos

    Especial
  • Leia sobre o tempo na Folha Online
  • Escolha um destino para viajar na Folha Online
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página