Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
02/12/2006 - 09h33

Ciclista que cometer infração em Ubatuba terá sua bicicleta apreendida

Publicidade

FÁBIO AMATO
da Agência Folha, em São José dos Campos

A Prefeitura de Ubatuba (litoral norte de São Paulo) vai apreender bicicletas de ciclistas que cometerem infrações de trânsito, como avançar o sinal vermelho ou trafegar na calçada. A medida entrou em vigor ontem e moradores e turistas estão sujeitos a punições.

A fiscalização dos ciclistas ficará por conta da Guarda Municipal. Para reaver uma bicicleta, será preciso pagar R$ 5. A pessoa deverá apresentar documento --como nota fiscal-- que comprove a posse da bicicleta.

A lei municipal vale também para crianças. Ao retirar a bicicleta, elas deverão estar acompanhadas pelos pais ou por responsáveis. O Denatran (Departamento Nacional de Trânsito) afirmou que a iniciativa da Prefeitura de Ubatuba é legal.

Segundo o secretário de Segurança Pública de Ubatuba, Andrade dos Santos, o primeiro alvo da fiscalização será a ciclovia de 3 km localizada no centro da cidade. Também estarão sujeitos a punições ciclistas que desrespeitarem leis de trânsito nos calçadões e calçadas da cidade. O trânsito de bicicletas nas praias está liberado.

"Essa medida visa garantir a segurança de motoristas e ciclistas. É necessária em uma cidade como Ubatuba, onde circulam mais de 70 mil bicicletas", disse Santos.

Segundo o secretário, houve redução de 70% nos acidentes com ciclistas em Ubatuba nos últimos quatro meses --eram quatro por dia.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre ciclistas
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página