Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
07/12/2006 - 17h01

Governo deve liberar mais recursos para solucionar crise aérea

Publicidade

da Folha Online

O ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, disse nesta quinta-feira que o governo federal está disposto a liberar mais recursos para acabar com a crise que afeta o setor de tráfego aéreo no país. Ontem, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva criou um "gabinete de crise", que deverá identificar as causas, apontar soluções e desenvolver um "pacote" para acabar com o caos aéreo.

Bernardo afirmou que o setor passa por um diagnóstico e "tudo o que precisar vai ser liberado".

Na tarde desta quinta, Lula esteve reunido com o comandante da Aeronáutica, brigadeiro Luiz Carlos Bueno. O governo federal teria decidido aumentar os equipamentos de comunicação e controle de tráfego, para evitar novos transtornos, como o causado pela falha da última terça (5) no Cindacta 1. Na ocasião, controladores ficaram sem contato por rádio com os pilotos.

Reportagem publicada nesta quinta pela Folha mostra que a orientação de Lula é que não faltem verbas para o que for necessário. O pacote deverá incluir, pelo menos, um "back-up" duplicado para a central de rádio, com Brasília cobrindo automaticamente São Paulo e vice-versa, além de um controle mais sofisticado para que interferências externas não prejudiquem as comunicações.

Pane

Na última terça (5), uma pane no Cindacta 1 (Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle do Tráfego Aéreo) interrompeu a comunicação por rádio entre os controladores de Brasília e os pilotos dos aviões. Os reflexos ainda causam atrasos nesta quinta.

A deputados que integram a comissão criada pela Câmara para discutir a crise nos aeroportos, o ministro da Defesa, Waldir Pires, disse que a falta de suporte técnico impediu que a pane fosse solucionada rapidamente.

Segundo informações da Agência Câmara, o ministro disse que, "por sorte", um técnico francês estava em Manaus e foi a Brasília para resolver o problema. A falha ocorreu na central de áudio digital do Cindacta 1. O equipamento, italiano, é responsável pela distribuição de telefonia e das freqüências que são utilizadas para a comunicação do controle de tráfego com as aeronaves.

Leia mais
  • Balanço aponta atrasos de mais de uma hora em 31,31% dos vôos
  • Após novo caos, Lula cria "gabinete de crise"
  • Vistoria em outubro apontou falta de rádio

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre atrasos de vôos
  • Leia o que já foi publicado sobre a crise no tráfego aéreo

  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página