Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
07/12/2006 - 21h25

FAB garante movimento normal nos aeroportos no Natal e Ano Novo

Publicidade

GABRIELA GUERREIRO
da Folha Online, em Brasília

O comandante da Aeronáutica, brigadeiro Luiz Carlos Bueno, assegurou nesta quinta-feira que o tráfego aéreo brasileiro estará normalizado nos feriados de Natal e Ano Novo, sem transtornos aos passageiros. Segundo Bueno, serão registrados somente atrasos considerados "normais" pela Aeronáutica --entre 20 e 30 minutos.

O Ministério da Defesa e a Aeronáutica elaboraram um plano de emergência para evitar um novo caos aéreo, como ocorreu esta semana nos principais aeroportos do país. Entre as medidas, está a habilitação ainda esta semana de mais sete controladores de vôo para o Cindacta 1 (Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle do Tráfego Aéreo), com sede em Brasília --que controla 80% do tráfego aéreo nacional.

"No dia 10 de dezembro teremos a última habilitação de controladores este ano. Vamos trabalhar com 182. Hoje, temos 175 controladores no Cindacta 1. O importante não é o número de novos controladores, mas se o centro está com capacidade de controlar o volume do tráfego", explicou o comandante do Cindacta 1, coronel Carlos Vuyk de Aquino.

Segundo o coronel, os sete novos controladores são militares que trabalham em outros órgãos da Aeronáutica e serão deslocados para reforçar a equipe até que novos controladores estejam formados para reforçar o Cindacta 1.

Aquino disse que, em abril de 2007, serão formados novos 65 controladores para integrar a equipe de Brasília. No ano que vem, o governo estuda formar 363 controladores. "Se a gente colocar uma quantidade maior de controladores, a folga deles pode ser maior e o serviço, dividido", disse Bueno.

Apesar das reivindicações públicas dos controladores de vôo por melhorias nas condições de trabalho da categoria, o comandante da Aeronáutica negou que estejam ocorrendo atritos entre o governo e os controladores. "Temos tido muito entrosamento, tendo estabelecido com eles um ótimo relacionamento. As reivindicações deles são muito justas, estamos trabalhando para atendê-las", afirmou Bueno.

Leia mais
  • Governo deve liberar mais recursos para solucionar crise aérea
  • Ministro culpa falta de suporte técnico por demora para resolver pane
  • Presidente da Anac prevê redução de problemas no fim de ano

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre atrasos de vôos
  • Leia o que já foi publicado sobre a crise no tráfego aéreo
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página