Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
08/12/2006 - 19h45

Atrasos atingem 34% dos vôos nesta sexta-feira

Publicidade

da Folha Online

A Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) registrou atrasos em 408 dos 1.148 vôos programados para pousar ou decolar nos principais aeroportos do país nesta sexta-feira. O índice representa 34,17% do total. Outros 40 vôos foram cancelados.

Apesar de o índice de atrasos continuar alto, o número de cancelamentos vem caindo desde terça-feira, quando uma pane em um equipamento que realiza a comunicação entre pilotos e os controladores de tráfego aéreo do Cindacta 1 (Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle do Tráfego Aéreo), em Brasília.

Os atrasos continuaram na maioria dos aeroportos na quarta e na quinta-feira. Passageiros tiveram que dormir nos terminais ou enfrentar filas para tentar remarcar os vôos.

Na próxima terça-feira (12), os cinco senadores que investigam a crise aérea vão se reunir com o comandante da Aeronáutica, Luiz Carlos Bueno, para cobrar do governo agilidade nas investigações da pane. Ontem, o ministro da Defesa, Waldir Pires, e Bueno admitiram que não havia um técnico no país capaz de consertar o equipamento que parou de funcionar.

A crise aérea teve início no final de outubro, após o acidente com o vôo 1907 da Gol, que resultou na morte de 154 pessoas. Os atrasos foram causados pela chamada operação-padrão dos controladores de tráfego aéreo, que, de forma isolada, decidiram aumentar o espaçamento entre as decolagens.

Uma nova crise atingiu os aeroportos em novembro, em conseqüência do mau tempo no Sul e Sudeste do país.

Leia mais
  • Polícia Federal ouve e indicia pilotos do jato Legacy
  • Piloto vê indicação de falha e retorna a aeroporto no Rio
  • Governo pode editar MP com recursos para conter a crise aérea
  • Atrasos de mais de uma hora afetam 28,6% dos vôos no país
  • Lula manda a Aeronáutica negociar com controladores

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre atrasos de vôos
  • Leia o que já foi publicado sobre a crise no tráfego aéreo
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página