Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
09/12/2006 - 16h59

Atrasos atingiram cerca de 24% dos vôos na manhã de sábado

Publicidade

da Folha Online

A Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) registrou atrasos maiores que uma hora em 137 vôos na manhã deste sábado, nos principais aeroportos do país. O índice corresponde a 23,82% dos 575 vôos previstos para pousar ou decolar entre a 0h e as 10h30. Segundo a FAB (Força Aérea Brasileira), atrasos de até 30 minutos são considerados toleráveis.

Desde terça-feira (5), passageiros enfrentam atrasos e cancelamentos em vôos nos aeroportos, causados por uma falha na central de áudio do Cindacta 1 (Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle do Tráfego Aéreo), em Brasília.

Hoje, a partir das 11h, o intervalo entre as decolagens foi ampliado hoje devido a "procedimentos de manutenção" no equipamento. A central de áudio realiza a comunicação entre os controladores e os pilotos.

Em nota, o Centro de Comunicação Social da Aeronáutica informou que, durante os trabalhos, "foram adotados procedimentos de controle do fluxo de tráfego aéreo em Brasília, no sentido de garantir a segurança da navegação aérea".

Um controlador ouvido pela Folha Online afirmou que os colegas não haviam sido avisados do procedimento e que suspeitaram de uma nova falha no sistema. A Aeronáutica diz que os serviços estavam programados e que os operadores foram avisados. A manutenção, feita pelo técnico Umberto Cagni, enviado pela empresa italiana Sitti, ocorreu das 11h08 às 11h16 e das 11h25 às 11h32 (horário de Brasília), em "continuidade aos serviços de validação do sistema", afirma a nota.

Leia mais
  • Aeronáutica confirma que manutenção fez vôos decolarem com maior intervalo
  • Bastos nega acordo diplomático para liberar pilotos do Legacy
  • Líder dos controladores de tráfego aéreo sofre inquérito militar
  • Após ordem de Lula, FAB recebe os controladores
  • Blog do Josias: Negligência do governo levou a caos aéreo, diz TCU

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre atrasos de vôos
  • Leia o que já foi publicado sobre a crise no tráfego aéreo
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página