Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
11/12/2006 - 22h07

Ministro do TCU se diz "preocupado" com investimento no tráfego aéreo

Publicidade

da Folha Online, em Brasília

O ministro Augusto Nardes, do TCU (Tribunal de Contas da União), afirmou nesta segunda-feira estar "preocupado com o corte de investimentos [no controle do tráfego aéreo]". Na terça (12), Nardes apresentará no TCU um relatório sobre o setor aéreo. O documento será encaminhado ao Congresso Nacional.

Desde o final de outubro, os passageiros têm enfrentado constantes atrasos nos principais aeroportos do país. Inicialmente, os atrasos foram causados pela chamada operação dos controladores de tráfego aéreo, que, de forma isolada, decidiram aumentar o espaçamento entre as decolagens. O objetivo seria garantir a segurança dos vôos, após o acidente com o Boeing da Gol, que causou a morte dos 154 ocupantes.

Já na última terça-feira (5), uma pane cortou a comunicação entre os controladores do Cindacta 1 (Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle do Tráfego Aéreo) e os pilotos. Essa falha causou um grande número de atrasos nos vôos.

Para ele o ministro, a situação não pode ser resolvida com improviso e é preciso um planejamento de longo prazo. "Ele [o ministro da Defesa Waldir Pires] me disse que é necessário muita fé e rezar um pouco para tudo dar certo", afirmou Nardes após audiência com o ministro.

Questionado se também tinha fé, Nardes respondeu que "quando a gente perde a fé, a vida perde o sentido".

Leia mais
  • Pilotos adotarão no Brasil regra de vôo usada na África
  • Lula diz que crise no tráfego aéreo acabou
  • Pilotos do Legacy são recebidos com festa nos EUA
  • Bastos nega acordo diplomático para liberar pilotos do Legacy

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre atrasos de vôos
  • Leia o que já foi publicado sobre a crise no tráfego aéreo
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página