Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
21/12/2006 - 12h35

Anac afirma que malha aérea sofreu "efeito dominó"

Publicidade

da Folha Online

Em nota divulgada no começo da tarde desta quinta-feira, a Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) afirmou que um "efeito dominó" provoca os atrasos e cancelamentos de vôos observados nos aeroportos --principalmente de São Paulo e Rio-- desde a madrugada. O problema original seria o fechamento do aeroporto de Congonhas, na zona sul de São Paulo, ocorrido durante cerca de 50 minutos na noite de quarta (20), devido ao mau tempo.

De acordo com previsão da Anac, a situação deverá ser normalizada em 24 horas a 48 horas. Em Congonhas, o saguão e a sala de embarque do terminal amanheceram lotados de pessoas que aguardavam confirmação de embarque ou reagendamento de vôos.

Na quarta (20), órgãos de defesa do consumidor pediram uma liminar que obrigasse a União e oito companhias aéreas a prestar toda a assistência --alimentação, transporte e hospedagem-- aos passageiros lesados pelo caos, mas a avaliação da questão não foi considerada urgente pela Justiça Federal e acabou adiada por quase 20 dias.

Na nota, a Anac ainda destaca o problema enfrentado pela TAM. Também na noite de quarta, seis aeronaves não puderam voar devido a um trabalho de manutenção e o sistema do balcão do aeroporto Tom Jobim, no Rio.

No final da manhã, a empresa admitiu que todos os seus vôos ligados aos aeroportos de São Paulo tinham atraso médio de duas horas.

Em princípio, os atrasos de quarta e desta quinta não têm ligação com dificuldades no controle aéreo, segundo a Aeronáutica.

Final de ano

Os problemas acontecem às vésperas dos feriados de final de ano e apenas um dia depois de o presidente da Anac, Milton Zuanazzi, ter previsto "tranqüilidade" e "normalidade".

Desde outubro último, o setor aéreo enfrentou diversas seqüências de atrasos e cancelamentos de vôos. No começo, elas foram causadas pela operação-padrão dos controladores de tráfego aéreo, que restabeleceram à força parâmetros internacionais de segurança. Recentemente, porém, houve atrasos provocados por uma pane e, agora, pelo fechamento de Congonhas.

Para o Snea (Sindicato Nacional das Empresas Aéreas), a situação nos aeroportos do país só deve ser inteiramente normalizada no primeiro semestre de 2007.

Leia mais
  • TAM admite atrasos médios de duas horas em São Paulo
  • Empresas prevêem normalidade em 6 meses
  • 78% dos viajantes estão apreensivos, dizem operadoras de turismo
  • Quase dois anos depois, PM exclui acusados de participar de chacina
  • Mega Sena pode pagar R$ 15 milhões nesta quinta-feira

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre atrasos de vôos
  • Leia o que já foi publicado sobre a crise no tráfego aéreo
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página