Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
14/01/2007 - 18h28

Moradora retira às pressas objetos de casa condenada por desabamento

Publicidade

GABRIELA MANZINI
da Folha Online

A costureira Maria do Carmo Moreira, 72, teve apenas alguns minutos neste domingo para escolher o que guardar de mais importante dos 28 anos em que morou na casa número 187 da rua Capri, em Pinheiros (zona oeste de São Paulo), antes de deixar o local.

O imóvel dela foi condenado à demolição pela Defesa Civil por causa dos danos provocados pelo desabamento de um canteiro de obras da linha 4-Amarela do metrô, na última sexta-feira.

Calma, mas agarrada à chave da propriedade, a costureira disse que não percebeu nenhuma anormalidade na casa no curto tempo em que permaneceu lá neste domingo.

"Disseram que eu só podia pegar o essencial porque não havia tempo. Peguei só alguns documentos, roupas e alguns cristais. Sentirei falta das revistas antigas e das receitas que eu deixei para trás."

Foi o marido da costureira, de 78 anos, quem recebeu a notícia da demolição. Enquanto ela recolhia o possível de dentro do sobrado geminado, o marido foi à igreja. "Mas ele está calmo", afirmou.

Desabamento

Segundo a assessoria de imprensa da Odebrecht, o acidente nas obras da linha 4-amarela do metrô ocorreu durante a escavação da metade inferior da estação Pinheiros, cujo formato é o de um cilindro.

Operários escavavam a área com uma retroescavadeira, a aproximadamente 30 metros de profundidade, quando perceberam que uma das paredes estava ruindo.

O local que desabou era usado como acesso de funcionários e equipamentos à obra. Do fosso partem dois túneis: um segue por baixo do rio Pinheiros e o outro vai para o centro.

Nenhum dos operários ficou ferido. Para a Odebrecht, a parede ruiu devido à instabilidade do solo às margens do rio Pinheiros que não podia ser prevista.

Leia mais
  • Consórcio assegura ressarcimento a moradores afetados por desabamento
  • Serra diz ser pouco provável encontrar sobreviventes sob escombros
  • Bombeiros suspendem busca por túnel e reavaliam resgate de soterrados em SP
  • Equipes localizam van sob os escombros; mais duas casas serão demolidas
  • Entenda como aconteceu o desabamento no Metrô em SP

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre desabamentos
  • Leia a cobertura completa sobre o acidente no canteiro de obras do Metrô
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página