Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
14/01/2007 - 20h41

Falhas no sistema de comunicação voltam a causar atrasos em vôos

Publicidade

da Folha Online

Neste domingo, vôos voltaram a sofrer atrasos, principalmente no Sul do país, devido a problemas sistema de rádio-comunicação do Cindacta-2 (Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle do Espaço Aéreo), de Curitiba (PR). O problema já havia ocorrido na sexta-feira (12) e causado reflexos nas decolagens durante o sábado.

Segundo a Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), a falha, desta vez, foi detectada às 14h20 e normalizada cerca de uma hora depois.

Na sexta, aviões chegaram a se acumular na pista do Salgado Filho, e o aeroporto de Congonhas ficou aberto até a 1h, para tentar minimizar os atrasos.

Em novembro do ano passado, interferências similares obrigaram o Comando da Aeronáutica a restringir a navegação por rádio e a reduzir o número de monitoramentos compartilhados, o que provocou uma série de atrasos e cancelamentos de vôos em toda a região.

Atrasos

De acordo com o balanço da Anac, das 625 decolagens previstas para ocorrer em 12 aeroportos, neste domingo, 97 sofreram atrasos e 40 foram cancelados.

A agência afirma que o boletim não reflete o total de atrasos e cancelamentos do dia, devido ao período de registro --da 0h às 16h.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre atrasos de vôos
  • Leia o que já foi publicado sobre crise no tráfego aéreo
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página