Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
22/01/2007 - 17h29

Aeroportos registram atrasos em 34% dos vôos

Publicidade

da Folha Online

A Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) registrou atrasos em 34,11% dos vôos previstos para esta segunda-feira em todo país. Segundo a agência, 160 dos 469 vôos de hoje sofreram atrasos superiores a mais de uma hora. O índice é atribuído ao fechamento da pista principal do aeroporto de Congonhas, na zona sul de São Paulo.

A pista ficou fechada por cerca de 30 minutos, causando atrasos em vários outros aeroportos. Apenas em Congonhas, 34 dos 42 vôos tiveram atrasos. Em Recife, metade dos 24 pousos e decolagens atrasaram. Os aeroportos do Galeão, no Rio, e de Salvador também tiveram altos índices de atraso. Outros 22 foram cancelados em todo o Brasil.

O fechamento da pista principal aconteceu devido à chuva, entre as 6h17 e as 6h45. Os pousos e decolagens foram realizados apenas pela pista auxiliar.

Foi o quarto dia seguido em que as chuvas causaram a suspensão das operações em Congonhas. No domingo (21), o aeroporto ficou fechado por quatro horas, também causando atrasos.

As pistas devem passar por uma reforma a partir do dia 27 de fevereiro. Cerca de 40% dos vôos diários de Congonhas devem ser transferidos para o aeroporto internacional de Cumbica, em Guarulhos (Grande São Paulo).

O trabalho de reforma e ampliação da pista auxiliar e das pistas de rolamento vai durar 115 dias, com fim previsto para o dia 22 de junho. Dias depois, será a vez da pista principal. Antes do fim desta segunda obra, a Infraero começa obras no aeroporto de Guarulhos.

Na quarta-feira (17), um Boeing da Varig que operava na ponte aérea Rio-São Paulo derrapou ao pousar na pista principal de Congonhas. Segundo a Anac, foi a terceira vez em menos de um mês que o mesmo avião apresentou defeitos --não chovia na hora do acidente, segundo a agência.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre atrasos em vôos
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página