Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
30/01/2007 - 16h36

75% dos paulistas fazem ao menos dez minutos de exercício por dia

Publicidade

GABRIELA MANZINI
da Folha Online

Um estudo divulgado nesta terça-feira pela Secretaria de Estado da Saúde mostra que 75% dos paulistas --o equivalente a 30 milhões de pessoas-- praticam atividades físicas durante ao menos dez minutos, cinco vezes por semana. "É claro que dez minutos são insuficientes para melhorar o condicionamento físico mas, para quem não fazia nada, é um grande ganho", diz o ortopedista André Pedrinelli, diretor da Sociedade Paulista de Medicina do Esporte.

Segundo o especialista, em termos de saúde pública, "qualquer incremento resulta em benefício". "Caminhar dez minutos por dia significa, para uma mulher de 60 anos, ter que tomar laxante ou não. Se um idoso com osteoporose desce e sobe um ou dois lances de escada por dia, diminui em 40% a chance de ele sofrer uma segunda queda."

O cardiologista Carlos Serrano, diretor da Sociedade Brasileira de Cardiologia, ressalta que fazer atividades físicas diariamente por dez minutos, embora seja "melhor que nada", não previne a ocorrência de doenças cardiovasculares.

"Uma pessoa que se movimenta sempre tem uma avaliação melhor mas, para prevenir males cardiovasculares, é preciso realizar 150 minutos de exercícios por semana, divididos em três a cinco sessões."

A esperança dos médicos é que aumente, cada vez mais, a disposição das pessoas em dedicar parte do dia a exercícios. "Se temos uma população mais ativa, diminuímos o consumo de diversos medicamentos, principalmente de laxantes, antidepressivos e medicação para pressão alta", afirma Pedrinelli.

Para o estudo foram entrevistadas 2.582 pessoas com mais de 14 anos, em todo o Estado, em 2006. Destas, 62,1% gastavam ao menos dez minutos com atividades como caminhar e limpar a casa; e 13,4% dedicavam ao menos 30 minutos aos exercícios. Em 2002, entre o mesmo número de entrevistados, 46% eram ativos e 8%, muito ativos.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre doenças cardiovasculares
  • Leia o que já foi publicado sobre atividades físicas
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página