Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
04/02/2007 - 10h21

Aquecimento global e ocupação irregular diminuem praias

Publicidade

da Folha de S.Paulo

Aquecimento global, com a elevação do nível dos oceanos, aumento da intensidade e da freqüência das ressacas nos últimos anos, a ocupação irregular da orla e mudanças provocadas pelo homem nos rios que deságuam no mar são apontados por especialistas em climatologia e fenômenos marinhos como causas mais prováveis da redução das praias.

Coordenador do projeto que mapeou o problema em todo o país, Dieter Muehe, professor da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), projeta um cenário sombrio nos próximos anos, mas não se arrisca a falar do futuro mais distante.

"Tivemos no país fenômenos meteorológicos muito severos. A médio prazo, a tendência é que o problema aumente, mas é difícil separar o que é fenômeno do que é tendência", diz.

Um levantamento realizado pelo meteorologista Eugenio Hackbart, da MetSul Meteorologia, referenda as ressacas como uma causa do problema.

Desde agosto de 2005, houve quatro ciclones extratropicais --fenômeno climático que causa ressacas-- de intensidade extrema no Sul do país. "A redução na faixa de areia neste verão em praias gaúchas foi conseqüência de um ciclone excepcionalmente intenso."

Segundo a pesquisadora Célia Regina de Gouveia Souza, do Instituto Geológico, o nível do mar no litoral paulista subiu 30 cm no século 20, contra uma média de 10 cm no resto do mundo, no período. "Quando o nível do mar sobe, as águas empurram a praia para dentro do continente. Se ela encontra uma mureta, um calçadão, entra em desequilíbrio, acaba sumindo", explica Souza.

Barragens que retêm sedimentos que os rios levam para o mar e equilibram as praias são outro motivo da degradação, diz o diretor de Qualidade Ambiental do Ministério do Meio Ambiente, Rudolf de Noronha. "O contrário também acontece. Quando os rios levam um excesso de areia, o desenho das praias é afetado", diz.

Leia mais
  • "O Atlas da Água" mapeia recurso mais precioso do planeta
  • Entenda a importância e as conseqüências do mau uso da água
  • Temperatura do planeta aumentará até 4ºC até 2100, diz ONU

    Especial
  • Confira mais no livro "O Aquecimento Global"
  • Leia o que já foi publicado sobre mudanças climáticas
  • Leia o que já foi publicado sobre a emissão de gases
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página