Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
07/02/2007 - 10h13

Turista que vai passar o Carnaval na BA deve tomar vacina contra sarampo

Publicidade

da Folha Online
da Folha de S.Paulo

Quem pretende passar o Carnaval na Bahia deve tomar a vacina contra sarampo nesta quarta-feira. A imunização deve ocorrer até dez dias antes de um possível contágio com o vírus.

O Estado registrou um surto da doença. No início desta semana, o governo baiano anunciou que a situação está controlada. Mesmo assim, por precaução, a Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo recomenda a vacinação a todas pessoas que forem à Bahia, exceto as que já foram vacinadas ou tiveram a doença.

No Estado, a vacina pode ser tomada em postos de saúde, aeroportos e rodoviárias. Já os infectologistas defendem que mesmo os adultos que dizem ter tido a doença na infância --mas não fizeram exames para comprová-la-- sejam revacinados caso viajem à Bahia, porque podem ter perdido a imunidade. Nesses casos, a vacina só pode ser tomada em clínicas privadas.

Ao menos 47 casos de sarampo foram registrados entre o ano passado e 30 de janeiro deste ano na Bahia, além de outros 58 suspeitos. O índice fez a doença voltar ao estágio pré-erradicação na país.

São Paulo não registra casos autóctones --em que o paciente contraiu a doença no Estado-- desde 2000. A secretaria teme que paulistas que vão para a Bahia no Carnaval voltem com a doença.

"A imunização é importante para evitar que surtos isolados como esse saiam de controle e atinjam outros Estados", afirma a coordenadora de Controle de Doenças da Secretaria, Clélia Aranda.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre sarampo

  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página