Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
08/02/2007 - 22h45

Frevo completa cem anos com homenagem em Pernambuco

Publicidade

FÁBIO GUIBU
da Agência Folha, em Recife

O Carnaval de Pernambuco deixou de lado as personalidades de carne e osso para homenagear neste ano um ritmo: o frevo, sinônimo da folia no Estado, que completa cem anos na sexta-feira (9).

A festa começa cedo, às 6h, com o desfile, no centro histórico de Olinda (Grande Recife), de uma orquestra de frevo gigante, composta por cerca de 500 integrantes, número equivalente ao de 20 grupos convencionais.

Os músicos serão acompanhados por representantes de pelo menos dez agremiações carnavalescas tradicionais e 30 bonecos gigantes --outro símbolo da folia pernambucana.

O cortejo terminará na praça em frente à prefeitura, em horário incerto. Tudo dependerá do número de pessoas que se agregarem ao bloco durante o percurso de 5 km.

A festa em Olinda prosseguirá à noite, com desfile de agremiações tradicionais, como a Pitombeira, a Flor da Lira e os Lenhadores --outro homenageado da cidade que também completa cem anos em 2007.

Como ocorre em todos os eventos de rua do Carnaval pernambucano, a participação dos foliões será gratuita. Não há cordões de isolamento nos blocos nem exigência de abadás.

Em Recife, as homenagens se concentrarão hoje na praça do Marco Zero, zona portuária da cidade. No local, artistas como Gilberto Gil, Antonio Nóbrega, Maria Rita, Lenine, Elba Ramalho e Alceu Valença farão à noite um show para o lançamento do CD duplo "100 anos do Frevo", da gravadora Biscoito Fino.

A partir de hoje, a festa se espalhará pelas duas cidades. No dia 15, a maior agremiação carnavalesca do mundo, o Galo da Madrugada, antecipará em prévia um pouco de seu desfile de sábado, que também terá o centenário do frevo como tema.

O Galo terá este ano três carros alegóricos e 25 trios elétricos orientados a tocar apenas ritmos pernambucanos. Pelo menos 40 blocos já confirmaram presença na festa, que deve reunir cerca de 1,5 milhão de foliões no centro da capital.

Abertura oficial

Apesar da quantidade de eventos programados para a próxima semana, a abertura oficial do Carnaval em Recife só ocorrerá mesmo no dia 16, quando o percussionista Naná Vasconcelos comandará um show com 500 batuqueiros de 13 grupos de maracatu.

Na festa do frevo, também haverá espaço para o rock. No pólo Mangue, localizado próximo ao Marco Zero, acontecerá o festival Rec Beat, que reunirá conjuntos novos e convidados famosos, como o cantor Tom Zé, durante todo o Carnaval.

Para manter a homenagem, a coordenação do Rec Beat sugeriu a todas as bandas a inclusão de um frevo pernambucano durante as apresentações. O cantor Chico Science, morto há dez anos, às vésperas do Carnaval, também será homenageado durante a festa.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o frevo

  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página