Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
13/02/2007 - 18h21

Secretaria de Saúde apela para doadores comparecerem a hemocentros

Publicidade

da Folha Online

A Secretaria da Saúde de São Paulo lançou nesta terça-feira um apelo para que doadores de sangue compareçam aos hemocentros do Estado até o dia 17, véspera do feriado prolongado de Carnaval. O governo teme que os estoques terminem durante o período, causando até adiamento de cirurgias.

Segundo a secretaria, os estoques caem em média 30% durante os feriados e nas férias. No Carnaval, o índice pode chegar a 40%. Ao mesmo tempo, a necessidade de sangue aumenta principalmente para atendimento de emergências, como acidentes de trânsito.

O número de bolsas é menor que o ideal na maior parte dos hemocentros de São Paulo. Em Sorocaba (100 km a oeste de São Paulo), por exemplo, o número de bolsas guardadas é bastante inferior ao necessário. A secretaria estima que o número de doações necessárias por dia seja de 80, mas a média é de 50 comparecimentos por dia.

Ribeirão Preto (314 km a norte de São Paulo) também registra queda de bolsas. O número despencou de 150 para 50 doadores por dia, em média.

Qualquer pessoa com idade entre 18 e 65 anos e peso acima de 50 kg pode ser doadora. Basta comparecer a um posto de doação com documento original com foto. As restrições são para quem teve hepatite após os dez anos, quem tem hepatite B, hepatite C, HIV e usuários de drogas injetáveis.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre doação de sangue
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página