Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
15/02/2007 - 20h47

São Paulo e Rio prontas para o Carnaval; polícia e limpeza têm reforço

Publicidade

CAROLINA FARIAS
da Folha Online

São Paulo e Rio de Janeiro estão prontas para o Carnaval. No Rio, alguns blocos já tomaram as ruas da cidade nesta quinta-feira. Em São Paulo, "oficialmente" a festa começa na sexta-feira (16) com o desfile das escolas de samba do Grupo Especial.

Para garantir a segurança daqueles que brincam o Carnaval, tanto no sambódromo como nas ruas, as polícias nos dois Estados planejaram esquemas de reforço de policiamento para evitar incidentes.

Tentando superar o clima triste e de revolta provocado pela morte violenta do menino João Hélio Fernandes Vieites, 6, o Rio de Janeiro terá um reforço de 30 mil homens distribuídos em todo Estado a partir de amanhã --dez mil somente na capital. No sábado (10), a Portela homenageou o garoto em seu ensaio técnico.

Locais de grande circulação de público nesta época como terminais de ônibus, marítimos e estações do metrô; as linhas Vermelha e Amarela; pontos turísticos e locais dos eventos carnavalescos, como a Marquês de Sapucaí.

Também a partir de sexta-feira a Polícia Militar de São Paulo reforça o policiamento com cerca de 44 mil homens em todo Estado. Somente para a região do Anhembi, onde fica o sambódromo, serão cerca de 5.000 policiais. Destes, 1.200 dentro da área da passarela do samba.

Da Polícia Civil, o reforço do policiamento será de cerca de 9.200 policiais. Na cidade de São Paulo serão 2.360 policiais.

Limpeza

No Rio, a Comlurb (Companhia Municipal de Limpeza Urbana) preparou um sistema especial de limpeza para o Carnaval.

Para a coleta, a empresa disponibilizou um reforço de 2.644 garis. Cerca de mil contêineres serão disponibilizados por toda cidade para depósito de resíduos.

Hoje, 104 garis já realizaram a limpeza da Marquês de Sapucaí. Nos dias de desfile, 2.360 funcionários farão a limpeza do sambódromo.

Cerca de 60 pessoas estarão no sambódromo fazendo somente a coleta de lixo reciclável. Os catadores, vestidos com uniforme elaborado com garrafas PET como matéria-prima, poderão vender o material que recolherem.

Ao menos cem contêineres serão espalhados por toda a avenida para o depósito de lixo reciclável.

Em São Paulo o Limpurb (Departamento de Limpeza Urbana) fará a coleta seletiva no sambódromo do Anhembi.

Ao menos 34 pessoas farão o recolhimento em lanchonetes e arquibancadas nos nove setores. O material será levado para as centrais de triagem da prefeitura.

Leia mais
  • Saída para o Carnaval deve movimentar estradas na sexta-feira

    Especial
  • Leia a cobertura completa sobre Carnaval
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página