Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
17/02/2007 - 00h24

Maria Bethânia vira atração no Carnaval de Recife

Publicidade

FÁBIO GUIBU
da Agência Folha, em Recife

A abertura oficial do Carnaval de Recife teve nesta sexta-feira como atração uma baiana, a cantora Maria Bethânia. Ela cantou no Marco Zero da cidade, acompanhada de 500 batuqueiros de maracatu, comandados pelo percussionista Naná Vasconcelos.

O show foi precedido por três desfiles simultâneos no Recife Antigo, bairro que deu origem à cidade. Além dos batuqueiros, os cortejos reuniram os blocos líricos, como são chamados os grupos que entoam frevos mais antigos, e as troças --pequenas agremiações carnavalescas.

Os maracatus também acompanharam a orquestra da Bomba do Hemetério, bairro carente da periferia, que abriu sua apresentação com o clássico "O Guarani", de Carlos Gomes.

O prefeito de Recife, João Paulo (PT), presente ao evento, foi alvo de um pequeno protesto organizado por professores da rede municipal, devido ao aumento salarial de 46% que recebeu da Câmara Municipal.

Os manifestantes exibiram uma placa com a inscrição: "46% para João Paulo, e os professores?". O ato durou poucos minutos e terminou assim que os batuqueiros iniciaram sua apresentação no palco.

O Carnaval prossegue hoje em Recife com o desfile do Galo da Madrugada, maior bloco carnavalesco do mundo segundo o "Guinness Book", o livro dos recordes. Pela primeira vez desde que foi criado, em 1978, a agremiação desfilará acompanhada por mais de 12 clubes de frevo.

No total, 33 grupos acompanharão o bloco, que decidiu ampliar a participação para homenagear o frevo, ritmo que completa 100 anos neste Carnaval.

O Galo deve reunir cerca de 1,5 milhão de pessoas durante as oito horas de desfile. Para animar os foliões, 30 trios elétricos foram contratados. No repertório de todos, 30 das composições mais populares de frevo.

Para realizar a festa, 113 ruas da região central foram interditadas. Linhas de ônibus foram alteradas, e um esquema especial de segurança foi anunciado. A Polícia Militar mobilizou 2.894 homens para o policiamento ostensivo. Quatro delegacias móveis e cinco postos de detenção e triagem funcionarão durante o evento.

Leia mais
  • Imperador do Ipiranga conta a história do aço na abertura do Carnaval de SP
  • 25 de Março abre sábado; veja o que abre e o que fecha no Carnaval
  • Interior de SP preserva tradição de Carnaval de marchinhas e atrai multidão
  • Número de atrasos sobe para 37,7% dos vôos

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre Carnaval
  • Leia a cobertura completa sobre o Carnaval 2007

  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página