Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
17/02/2007 - 05h51

Enredo da Nenê traz homenagem a fundador da Rede Bandeirantes

Publicidade

CAROLINA FARIAS
da Folha Online

Última escola a desfilar neste primeiro dia do Carnaval de São Paulo, a Nenê da Vila Matilde tenta ficar entre as primeiras colocadas, recuperando-se do 11º lugar de 2006.

A escola traz o enredo "A águia radiante com um pioneiro das comunicações - João Jorge Saad - 70 anos de conquistas e realizações", uma homenagem ao fundador da Rede Bandeirantes. Para o carnavalesco André Machado, 32, a história do grupo se confunde com a da cidade de São Paulo.

"O tema é moderno. Mas ao mesmo tempo a escola preserva tradições que outras escolas não usam mais na comissão de frente, nas cores. Neste ano a escola entrará 90% em azul e branco", disse o carnavalesco.

A Nenê abre o desfile falando da cultura da Síria, país de origem da família Saad e de outros milhares que chegaram a São Paulo no final do século 19.

Na seqüência, a escola mostra o surgimento do rádio e como o veículo deixou de ser erudito --com apresentações de orquestras-- para ser popular. A escola desfila com 3.700 componentes, divididos em 23 alas.

Já no terceiro carro alegórico, a escola mostra um estúdio de rádio verdadeiro, com transmissão ao vivo, segundo o carnavalesco. O jornalista e radialista José Paulo de Andrade estará no "carro estúdio" transmitindo matérias sobre a festa da Nenê.

O início da televisão também será mostrado pela escola no quarto setor. Em um carro alegórico, a Nenê traz Dercy Gonçalves --que completará cem anos em 2007--, como símbolo da história da TV brasileira.

"A Bandeirantes foi a primeira televisão a fazer uma transmissão em cores [1972]. Vamos mostrar também a TV digital, que representa a modernidade. Vamos colocar no liqüidificador o moderno e o novo. O resultado será a escola como campeã", afirma Machado.

Desfiles

Antes da Nenê, desfilaram Unidos de Vila Maria, Acadêmicos do Tucuruvi, Império de Casa Verde, Tom Maior, X-9 Paulistana e Imperador do Ipiranga.

Na noite sábado passarão pelo sambódromo Pérola Negra, Vai-Vai, Unidos do Peruche, Mancha Verde, Águia de Ouro, Rosas de Ouro e Mocidade Alegre.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre Carnaval
  • Leia a cobertura completa sobre o Carnaval 2007
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página