Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
18/02/2007 - 03h04

Sem temas polêmicos, Águia de Ouro leva artesanato para o Anhembi

Publicidade

CAROLINA FARIAS
da Folha Online

Para tentar obter um título inédito, a Águia de Ouro quebrou a tradição de temas polêmicos e traz neste Carnaval um enredo mais leve em comparação aos anos anteriores. A escola é a quinta a se apresentar nesta segunda noite do Grupo Especial de São Paulo.

A agremiação faz uma homenagem ao artesanato brasileiro com o enredo "Deus fez o homem de barro e a Águia de Ouro - Brasil feito a mão". O carnavalesco Victor Santos, 37, mergulhou no tema e traz para a avenida o artesanato do barro ao Carnaval.

Já no carro abre-alas, Santos traz o homem como criatura vinda do barro, "fruto de um fenômeno artístico de Deus". Nesse carro, diversos ceramistas trabalharão o barro em plena avenida.

"Viemos para disputar o título. Nosso nível está crescendo, nos preocupamos com cada detalhes", disse o carnavalesco.

O artesanato brasileiro será representado nas alas. Segundo Santos, cada uma delas representará artesãos de todos os Estados. As florestas do Brasil também estão na avenida como símbolo da morada dos índios --primeiros artesãos-- e também a fonte de inspiração e de material para os artistas, de acordo com o carnavalesco.

Festas da cultura popular e a fé dos brasileiros também serão mostradas pela Águia de Ouro como formas que o povo encontra para se expressar por meio do artesanato.

"Por último, traremos um carro alegórico com um barracão de escola de samba, representando a inspiração artística do Carnaval", afirmou Santos.

Em 2006 a Águia de Ouro, com o polêmico enredo "Não Tem Desculpas" --que tratava da violência contra crianças-- ficou em sétimo lugar.

Desfiles

Antes da Águia de Ouro, passaram pelo sambódromo Pérola Negra, Vai-Vai, Unidos do Peruche e Mancha Verde. Em seguida, se apresentam Rosas de Ouro e Mocidade Alegre.

Na noite de sexta-feira desfilaram Imperador do Ipiranga, X-9 Paulistana, Tom Maior, Império de Casa Verde, Acadêmicos do Tucuruvi, Unidos de Vila Maria e Nenê de Vila Matilde.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre Carnaval
  • Leia a cobertura completa sobre o Carnaval 2007
  • Leia sobre o tempo na Folha Online
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página