Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
18/02/2007 - 04h12

Rosas de Ouro mostra criação do mundo e destruição do planeta

Publicidade

CAROLINA FARIAS
da Folha Online

Enchentes, aquecimento global, incêndios florestais e outros problemas ambientais serão mostrados nesta segunda noite do Carnaval de São Paulo, com o desfile da Rosas de Ouro. A escola apresenta o enredo "Tellus Mater - O cio da terra", que trata do ciclo da vida e mostra como diversos povos retratam o surgimento do planeta. A escola quer provocar a reflexão de quem assistir à apresentação.

Depois de pesquisar por anos, o carnavalesco Fábio Borges, 47, resolveu desenvolver o enredo neste ano falando dos mitos de diversos povos --como hindus, egípcios e gregos, por exemplo-- que explicam a origem da Terra. A escola desfila com 3.600 integrantes.

"Esse enredo é muito forte, oportuno e atual. Vamos abordar a questão do aquecimento global que está destruindo nosso planeta", disse o carnavalesco. Para Borges, mesmo ao falar da criação do mundo, não há como deixar de falar da destruição.

Nas fantasias a escola mostrará desde a criação do universo --com planetas e astros--, até as inundações em áreas litorâneas previstas para os próximos anos com o aquecimento global.

Entre os destaques da escola está o astronauta Marcos Pontes, desfila no quarto carro alegórico que pertence à ala "A Terra é Azul", representando Iuri Gagarin, astronauta russo que em 12 de abril de 1961 foi o primeiro homem a contemplar o planeta do espaço.

Em 2006, a Rosas de Ouro ficou na quinta colocação do Grupo Especial de São Paulo. Com um enredo falando da escravização dos negros, a escola também levou polêmica para a avenida com uma ala de integrantes amarrados pelo pescoço, simbolizando escravos.

A modelo Ellen Roche desfila à frente da bateria como madrinha dos componentes.

Desfiles

Antes da Rosas de Ouro desfilaram Pérola Negra, Vai-Vai, Unidos do Peruche, Mancha Verde e Águia de Ouro. Em seguida, a Mocidade Alegre encerra os desfiles do Grupo Especial.

Na noite de sexta desfilaram Imperador do Ipiranga, X-9 Paulistana, Tom Maior, Império de Casa Verde, Acadêmicos do Tucuruvi, Unidos de Vila Maria e Nenê de Vila Matilde.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre Carnaval
  • Leia a cobertura completa sobre o Carnaval 2007
  • Leia sobre o tempo na Folha Online
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página