Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
18/02/2007 - 17h55

Veja repercussão internacional da reportagem da Folha sobre queda de avião

Publicidade

da Folha Online

Com uma reportagem intitulada "Caixa preta de acidente no Brasil revela erros", a agência de notícias Reuters repercutiu neste domingo a reportagem da colunista Eliane Cantanhêde (exclusivo para assinantes), da Folha de S.Paulo, sobre os diálogos gravados na caixa-preta do Legacy que bateu no Boeing da Gol e provocou a queda dele, em setembro passado.

O texto da agência foi publicado na mídia internacional, entre eles o "The New York Times, o "Washington Post" e pelo site da revista "Brazzil Magazine" (todos dos EUA), além do "The Scotsman (Reino Unido) e da "Focus Information Agency" (Bulgária).

"As 290 páginas da transcrição das gravações, obtidas pela Folha de S.Paulo, são parte de uma investigação em curso sobre as causas da colisão em pleno ar de um jato Legacy e de um Boeing 737 em setembro do ano passado, que matou 154 pessoas", diz a Reuters.

"As gravações, parte das quais foi obtida pela Folha, mostra que os pilotos da ExcelAire tiveram problemas para entender o inglês falado pelos controladores de vôo brasileiros. O avião [Legacy] era pilotado por Joseph Lepore, 42, e Jan Paladino, 34, ambos de Nova York."

A Reuters informa que um porta-voz da Força Aérea Brasileira "não confirma nem nega o conteúdo das transcrições". "Ele insistiu, no entanto, que o documento não foi vazado pela Força Aérea e disse que a publicação pode atrapalhar as investigações", diz a agência.

A reportagem da "Brazzil Magazine", intitulada "Tragédia aérea no Brasil: Transcrições mostram pilotos americanos como confusos e inexperientes", destaca que, segundo a reportagem da Folha, as transcrições não respondem uma pergunta chave: "Por que o transponder estava inoperante?".

"Neste domingo, a Folha de S.Paulo publica uma análise das 290 páginas da transcrição da gravação da conversa entre os pilotos americanos do jato Legacy e dos controladores de tráfego aéreo antes e depois da colisão com um Boeing 737, que se tornaria o maior desastre aéreo do país, com a morte de 154 passageiros do Boeing", diz o texto.

"Joseph Lepore, 42, e Jan Paladino, 34, dois pilotos americanos do Legacy quando este sobrevoava a região da floresta amazônica em setembro do ano passado, conclui a Folha, não estão dizendo a verdade sobre o que aconteceu durante seu vôo e também parecem ter pouca familiaridade com o avião e com os céus brasileiros (...) O artigo, escrito pela jornalista Eliane Cantanhêde, conclui que o acidente foi causado por 'uma sucessão de erros, mal-entendidos e uma certa inexperiência ou incompetência'."

Leia mais
  • Colunista do "NYT" vê busca de bode expiatório e defende pilotos do Legacy
  • Sucessão de erros provocou o maior acidente aéreo da história do país
  • Diálogos revelam erros cometidos no maior acidente aéreo do país
  • Leia a conversa dos pilotos do Legacy no momento da colisão

    Especial
  • Confira a íntegra do texto (Só assinantes)
  • Leia a cobertura completa sobre o vôo 1907
  • Leia o que já foi publicado sobre acidentes aéreos
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página