Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
18/02/2007 - 22h42

Império Serrano fala de diferenças e comemora 60 anos de Carnaval

Publicidade

CAROLINA FARIAS
da Folha Online

A Império Serrano exaltar as diferenças no Carnaval deste ano. Falando de sua própria trajetória e da vida de alguns personagens com características "diferentes", a escola apresenta o enredo "Ser diferente é normal. O Império Serrano faz a diferença no Carnaval".

No início do desfile, a Império conta como começou no Carnaval carioca, há 60 anos. A escola foi fundada vinculada aos trabalhadores do porto do Rio de Janeiro, algo inédito na época, e enfrentou a resistência das outras agremiações quando foi campeã logo no ano de estréia na avenida.

"O tema [da diferença] é muito abrangente. Mexe com todas as camadas sociais, mas se não tratássemos direito ficaria piegas. Então pegamos pessoas famosas que tinham alguma deficiência, mas que para o mundo eram normais", diz o diretor de Carnaval da Império, Sérgio Costa, 48.

No segundo setor, a escola retrata o personagem Quasímodo, conhecido como o Corcunda de Notre Dame, protagonista do livro "Notre Dame de Paris", de Victor Hugo. O carro alegórico desse setor será uma enorme catedral, mas o Corcunda não aparece. "Somente a Esmeralda, por quem ele era apaixonado, estará no carro dançando. O carro será como um sonho do Corcunda", afirma o diretor.

A terceira parte do desfile falará do físico Albert Einstein. Uma ala será formada por crianças, que terão roupa de matemático e de músico. Segundo o diretor, a música era a outra paixão do gênio da física. Um carro alegórico trará um cérebro gigante transparente com fórmulas em seu interior.

A pintora mexicana Frida Kahlo será retratada no quarto setor da Império. Frida começou a pintar quando ficou convalescente após um acidente que deixou seqüelas em seu corpo por toda a vida. "Nesse setor teremos uma fantasia que será de duas Fridas. Em cima mulher e embaixo homem, para retratar a sexualidade da artista", disse Costa.

A Império também fala nos setores seguintes de Aleijadinho --Antonio Francisco Lisboa--, que ganhou esse apelido por causa da enfermidade que provocou a perda dos dedos dos pés e das mãos.

O "poeta da Vila" Noel Rosa, sambista carioca, também será retratado no enredo. Nessa ala, segundo o diretor, desfilam no sambódromo os tipos que circulavam nos botequins do Rio de Janeiro na primeira metade do século 20. Os bares eram os locais preferidos de Noel, que tinha uma deformidade no queixo desde o nascimento.

No final do desfile, a escola falará de Arthur Bispo do Rosário, artista plástico considerado gênio e louco. "A escola inovou neste ano. Estava parada no tempo e resolveu se modernizar", disse o diretor de Carnaval. A Império desfila com 4.000 componentes.

Desfile

A atriz Joana Mocarzel, 7, que está na novela "Páginas da Vida", da Rede Globo, no papel de Clara, será um dos destaques da escola ao lado de outros artistas como e os cantores Marcelo D2 e Maria Rita.

A rainha da bateria da Império é a atriz Quitéria Chagas, a Dorinha de "Páginas da Vida". Ela disse o autor Manoel Carlos teria escrito cenas para a personagem, também como rainha de bateria.

O ator Marcos Frota, que também participa do desfile, disse que estava em Las Vegas, nos Estados Unidos, e voltou ao Brasil especialmente para o desfile. "Voltei hoje, e Carnaval é discutir coisa séria. Esta é a dica que a Império está dando", afirmou em referência ao tema abordado no enredo da escola.

Desfiles

A Império Serrano é a segunda escola a entrar no sambódromo na primeira noite de desfiles. Antes desfilou a Estácio de Sá. Na seqüência desfilam Mangueira, Viradouro, Mocidade Independente e Vila Isabel.

Na segunda-feira (19), desfilam Porto da Pedra, Unidos da Tijuca, Salgueiro, Portela, Imperatriz Leopoldinense, Grande Rio e Beija-Flor.

Com CLARICE SPITZ, da Folha Online, no Rio

Leia mais
  • Sambódromo paulistano põe fim ao mito do Carnaval democrático
  • Carnavalescos do Rio tentam deixar marca
  • Galo da Madrugada registra casos de agressão e furtos
  • Vocalista morre ao cair de trio elétrico no Pará
  • Vai-Vai ousa em desfile grandioso; Águia e Pérola surpreendem

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre Carnaval
  • Leia a cobertura completa sobre o Carnaval 2007
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página