Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
19/02/2007 - 01h32

Enredo da Viradouro transforma sambódromo em imenso tabuleiro

Publicidade

CAROLINA FARIAS
da Folha Online

A Viradouro entra no sambódromo nesta primeira noite de desfiles para falar sobre a diversidade de jogos que influenciam o ser humano. No enredo "A Viradouro vira o jogo", a escola transformará a Marquês de Sapucaí em um imenso tabuleiro. Cada parte do desfile retratará um tipo de jogo.

"Todos os tipos de jogos serão mostrados", diz o carnavalesco Paulo Barros. A escola entra com um tabuleiro com dados, peões, curingas e pinos, simbolizando movimentos que levam ao sucesso ou ao azar.

O abre-alas traz um imenso cassino no estilo americano para representar os jogos de azar. Já na segunda parte do desfile a Viradouro mostrará os jogos de adivinhação como o tarô, búzios e runas, entre outros. O carro dessa ala terá um imenso oráculo de I Ching.

A bateria da escola virá fantasiada com roupas brancas e pretas, como as peças do xadrez.

A Viradouro quer brincar com o público no sétimo carro alegórico. Cerca de 170 integrantes virão sobre a alegoria para reproduzir "Onde está Wally?". "O público terá de procurar alguém no carro vestido de Wally", diz o carnavalesco.

No último setor, a escola falará dos Jogos Olímpicos, símbolo máximo de competições. Cavaleiros medievais e gladiadores romanos também estarão no setor.

A Viradouro, que ficou com o terceiro lugar em 2006 com o enredo "Arquitetando folias", quer continuar no pódio neste ano. "Todas as escolas trabalham para um campeonato, esperam por ele. Não temos treino, temos jogo. Favoritismo não existe. Temos preparo técnico, trabalhando para não errar", afirma o carnavalesco.

A Viradouro tem cerca de 4.000 integrantes. A atriz Juliana Paes virá à frente da bateria como rainha dos ritmistas.

Desfiles

Antes da Viradouro, passaram pelo sambódromo Estácio de Sá, Império Serrano e Estação Primeira de Mangueira. Depois, se apresentam Mocidade Independente de Padre Miguel e Unidos de Vila Isabel.

Na segunda-feira (19), desfilam Unidos do Porto da Pedra, Unidos da Tijuca, Acadêmicos do Salgueiro, Portela, Imperatriz Leopoldinense, Acadêmicos do Grande Rio e Beija-Flor de Nilópolis.

Leia mais
  • Sambódromo paulistano põe fim ao mito do Carnaval democrático
  • Carnavalescos do Rio tentam deixar marca
  • Galo da Madrugada registra casos de agressão e furtos
  • Vocalista morre ao cair de trio elétrico no Pará
  • Vai-Vai ousa em desfile grandioso; Águia e Pérola surpreendem

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre Carnaval
  • Leia a cobertura completa sobre o Carnaval 2007
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página