Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
19/02/2007 - 02h56

Com visões do futuro e do passado, Padre Miguel exalta artesanato

Publicidade

CAROLINA FARIAS
da Folha Online

Os artesãos brasileiros serão homenageados no desfile da Mocidade Independente de Padre Miguel, penúltima escola a desfilar nesta primeira noite do Carnaval do Rio de Janeiro. Com o enredo "O futuro do pretérito: Uma história feita a mão", a Mocidade também exalta o corpo humano como a "máquina" mais perfeita criada por Deus, "o maior dos artesãos".

A idéia da escola é mostrar que o trabalho artesanal foi fundamental para a evolução da humanidade. O carnavalesco Alex de Souza parte do momento em que o ser humano teve de trabalhar com as mãos para obter alimento.

Logo na primeira parte do desfile, a Mocidade traz um carro alegórico inspirado em "Metrópolis" (1927), primeiro filme de ficção científica feito pelo cineasta Fritz Lang. Segundo o diretor de Carnaval da escola, Douglas da Lapa, 50, o carro quer mostrar a frieza das máquinas e a visão do futuro que sempre permeou a mente humana.

"Será que um dia as máquinas vão substituir o homem? Queremos levar essa discussão, mas valorizando o homem, porque as máquinas não pensam, não sonham e não têm inspiração", diz o diretor. Como é tradição na escola, a abertura terá um efeito "high-tech", afirma Douglas.

Em cada setor da escola uma região do Brasil --Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sul e Sudeste-- terá seu artesanato representado. Retalhos, barro, renda, madeira e metal, entre outros elementos usados em todo o país para a produção do artesanato, compõem as alegorias da Mocidade.

Na última parte, a escola homenageia os artesãos do Carnaval, aqueles que trabalham nos barracões das escolas o ano todo para garantir o espetáculo no sambódromo.

"Os verdadeiros artistas do Carnaval são os aderecistas, as costureiras e todos os outros que trabalham para as escolas. Queremos conscientizar de que o homem precisa valorizar sua criatividade", afirmou o diretor de Carnaval.

A Mocidade desfila com 4.200 componentes distribuídos em 33 alas.

Desfiles

Antes da Mocidade desfilaram Viradouro, Mangueira, Império Serrano e Estácio de Sá nesta primeira noite de desfiles. Depois, a Vila Isabel encerra os desfiles.

Na noite de segunda-feira e madrugada de terça-feira desfilam Porto da Pedra, Unidos da Tijuca, Salgueiro, Portela, Imperatriz Leopoldinense, Grande Rio e Beija-Flor.

Leia mais
  • Sambódromo paulistano põe fim ao mito do Carnaval democrático
  • Carnavalescos do Rio tentam deixar marca
  • Galo da Madrugada registra casos de agressão e furtos
  • Vocalista morre ao cair de trio elétrico no Pará
  • Vai-Vai ousa em desfile grandioso; Águia e Pérola surpreendem

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre Carnaval
  • Leia a cobertura completa sobre o Carnaval 2007
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página