Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
20/02/2007 - 03h53

Grande Rio traz enredo que faz homenagem a Duque de Caxias

Publicidade

CAROLINA FARIAS
da Folha Online

Vice-campeã em 2006 do Carnaval carioca, a Grande Rio desfila nesta madrugada de terça-feira homenageando a cidade de Duque de Caxias, na região metropolitana do Rio. A escola é a penúltima a desfilar e entra no sambódromo às 2h25.

No ano passado a Grande Rio ficou em segundo lugar com o enredo que contava a história do Amazonas.

Em busca do título, a Grande Rio vem com o enredo "Caxias - O Caminho do progresso, um Retrato do Brasil", para contar desta vez a história da cidade berço da escola. Para o carnavalesco, Roberto Szanieck, 46, o mais importante do enredo é trazer o fator humano do município para o desfile.

"Vamos falar de emoção e ser humano, como Caxias foi construída", disse o carnavalesco.

No primeiro setor do desfile, a Grande Rio vai contar um pouco da história da cidade, como surgiram os primeiros moradores da região ainda no século 17.

Mas a emancipação do município ocorreu somente em 1943 e a escola mostrará como isso ocorreu, com a construção de rodovias e da ferrovia. O cultivo de laranja, umas das primeiras atividades econômicas da cidade, também será retratado no desfile.

Históricas da industrialização e da política de Duque de Caxias serão mostradas no desfile nos segundo e terceiro setores. De acordo com o carnavalesco, personagens que fizeram parte da história da cidade serão destacados nestas alas.

A fé do povo da cidade será representada no quarto setor. Segundo Szanieck, o catolicismo, candomblé e as religiões evangélicas farão parte do desfile. "Quem chegava na cidade, como os migrantes, precisavam da fé para continuar vivendo", afirma o carnavalesco.

No quinto setor a Grande Rio vai retratar as diversas manifestações folclóricas do Brasil, que vão demonstrar a saudade que os migrantes que ajudaram a construir a cidade têm da terra natal. "Como as pessoas vieram de fora, a cidade não tem folclore próprio, aí vem a saudade e eles acabam desenvolvendo sua própria cultura", disse Szanieck.

Nos últimos setores a Grande Rio volta a falar da industrialização e de universidades, que serão retratados pela escola como o orgulho de Duque de Caxias. "O público vai se surpreender com a escola, com seus carros e fantasias. A emoção do 'caxiense' será a maior surpresa", afirma o carnavalesco.

A escola desfila com 3.800 componentes e um de seus destaques é a atriz e ex-BBB Grazi Massafera, que será a rainha da bateria.

Desfiles

Após a Grande Rio a Beija Flor fecha a segunda noite de desfiles no Rio. Antes desfilaram Imperatriz Leopoldinense, Portela, Salgueiro, Unidos da Tijuca e Porto da Pedra. Na noite anterior desfilaram Império Serrano, Mangueira, Viradouro, Mocidade Independente e Unidos de Vila Isabel.

Leia mais
  • Salgueiro aposta no dourado para falar da "Majestosa África"
  • Unidos da Tijuca leva tudo o que cabe em uma foto para avenida
  • Politizada, Porto da Pedra passa sem empolgar a Sapucaí
  • Mulheres quebram tabu e desfilam maracatu rural sem a participação de homens

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre Carnaval
  • Leia a cobertura completa sobre o Carnaval 2007
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página