Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
21/02/2007 - 15h23

Escolas esperam apuração; Viradouro espera reação à bateria inovadora

Publicidade

da Folha Online, no Rio

Os representantes e torcedores das escolas do Grupo Especial do Carnaval do Rio começam a chegar à Marquês de Sapucaí (centro do Rio) na tarde desta Quarta-Feira de Cinzas para acompanhar a apuração das notas que indicarão a campeã. Em caso de empate, o primeiro critério analisado será o de evolução.

A Folha Online acompanha ao vivo a divulgação das notas, a partir das 15h45.

Uma das grandes expectativas quanto às notas é a reação dos jurados à novidade trazida neste ano pela Viradouro, que colocou a bateria sobre um carro alegórico, durante parte do desfile.

O diretor de bateria da escola, Mestre Ciça, disse que a idéia pode levá-lo "ao céu ou ao inferno", mas que acredita que ela tenha sido "um sucesso". Ele afirmou que a novidade elevou a competição. "Se for para fazer a mesmice, eu fico em casa."

Empolgado, o mestre Paulinho, que comanda os 250 integrantes da bateria da Beija-Flor há dez anos, afirmou que a escola teve "muita garra" e que "é grande a expectativa de levarmos o título para Nilópolis". O puxador da agremiação, Neguinho da Beija-Flor, confia no sucesso do samba-enredo. "Fizemos um samba com muito pé no chão, e a rapaziada cantou junto."

"Para alguém ganhar, tem que passar primeiro pela Mangueira", avisa o coreógrafo Carlinhos de Jesus, responsável pela comissão de frente da escola. Neste ano, a comissão de frente da Mangueira trouxe componentes com um figurino lusitano e placas que formavam frases. "Fomos ovacionados pelo público", avalia.

Regras

No Rio, há quatro jurados para cada um dos quesitos --bateria, enredo, samba-enredo, harmonia, evolução, conjunto, alegorias e adereços, fantasias, comissão de frente e mestre-sala e porta-bandeira--, e eles podem dar notas fracionadas em decimais, de 7 a 10. Nenhuma nota é descartada.

Conforme o regulamento da Liesa (Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro), neste ano, as duas últimas classificadas do Grupo Especial serão rebaixadas para o Grupo de Acesso, e a campeã do Grupo de Acesso desfilará pelo Grupo Especial no ano que vem. Portanto, em 2008, o número de escolas no Grupo Especial cairá para 12.

Favoritas

No domingo (18), primeira noite de desfiles, se apresentaram Estácio de Sá, Império Serrano, Estação Primeira de Mangueira, Unidos do Viradouro, Mocidade Independente de Padre Miguel e Unidos de Vila Isabel.

Na ocasião, a Mangueira e Vila Isabel, além da Viradouro, se mostraram favoritas ao título em desfiles tecnicamente sem problemas e visualmente ricos. Com ousadia, beleza e criatividade, elas conquistaram a arquibancada.

Na segunda-feira (19), se apresentaram Unidos do Porto da Pedra, Unidos da Tijuca, Acadêmicos do Salgueiro, Portela, Imperatriz Leopoldinense, Acadêmicos do Grande Rio e Beija-Flor de Nilópolis.

Os destaques da segunda noite de desfiles foram o Salgueiro e a Beija-Flor. A Portela empolgou o sambódromo.

São Paulo

Com um enredo sobre o sorriso, a Mocidade Alegre tornou-se a campeã do Grupo Especial do Carnaval de São Paulo deste ano. A escola conquistou 298,5 pontos dos 300 possíveis e obteve apenas quatro notas diferentes de dez. Esta é a sexta vez que a Mocidade Alegre vence o Carnaval de São Paulo. A última vez foi em 2004.

No Grupo de Acesso, a campeã foi a Gaviões da Fiel que, em 2008, entra para o Grupo Especial Esportivo, ao lado da Mancha Verde.

Leia mais
  • Escola campeã do Carnaval do Rio sai nesta quarta-feira
  • Moda agora na Sapucaí é colocar roupa nas musas
  • Em meio a polêmica, Mangueira acusa Beth Carvalho de ausência
  • PM prende suspeitos de planejar matar rapaz em festa de Carnaval
  • Boneca com seios expostos causa polêmica em Olinda

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre Carnaval
  • Leia a cobertura completa sobre o Carnaval 2007
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página