Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
22/02/2007 - 18h03

Confira a íntegra do bate-papo com jornalistas da Folha sobre o Carnaval 2007

Publicidade

da Folha Online

Confira abaixo a íntegra do bate-papo com os jornalistas Pedro Soares e Alencar Izidoro sobre o Carnaval 2007. O texto abaixo reproduz a forma com os participantes digitaram. Participaram do bate-papo 182 internautas.

Folha Imagem
Os jornalistas da Folha Pedro Soares e Alencar Izidoro, que participam do bate-papo
Os jornalistas da Folha Pedro Soares e Alencar Izidoro, que participam do bate-papo


Bem-vindo ao Bate-papo com Convidados do UOL. Converse agora com os jornalistas Alencar Izidoro e Pedro Soares sobre o Carnaval 2007. Para enviar sua pergunta, selecione o nome do convidado no menu de participantes. É o primeiro da lista.

(05:03:50) Pedro Soares: Boa tarde a todos e espero que aproveitem o bate-papo.

(05:04:05) Alencar Izidoro: Boa tarde a todos, estou à disposição

(05:04:10) MANUELA fala para Alencar Izidoro: na sua opiniao as escolas ligadas a times de futebol devem participar normalmente do carnaval?

(05:04:12) carnavalesco fala para Pedro Soares: caro pedro, como vc avalia o fato de toda a imprensa, inclusive a folha de sp, o jornal que vc trabalha, ter atribuído ao salgueiro um dos favoritismo do Carnaval? não foi um erro. vc não acha que a imprensa deveria dar menos palpite no desfile

(05:06:01) Geovanna - UOL: Caros internautas, perguntas relacionadas ao carnaval de São Paulo devem ser enviadas a Alencar Izidoro e as questões sobre o carnaval do Rio de Janeiro, ao jornalista Pedro Soares. Obrigada.

(05:06:21) Alencar Izidoro: Cara Manuela, é algo polêmico... O que eu acho mais importante é que deveria haver uma regra clara para evitar algo que ocorreu neste ano, de a Mancha Verde disputar como café com leite. Ou participa pra valer e pra disputa do título ou não participa. Minha tendência é ser favorável...

(05:06:50) Pedro Soares: carnavalesco, o Salgueiro fez um bom desfile, foi saudado como campeão no começo e no final do desfile, com uma harmonia perfeita e com fantasias e alegoriais impecáveis. Era mesmo um dos favoritos, como Viradouro e Mangueira. Mas os jurados vão apresentar ainda a justificativa de terem tirado pontos da escola, cujo samba foi um dos que mais empolgou a a avenida.

(05:07:00) jefersons fala para Alencar Izidoro: Pedro, vc acha que o resultado foi justo no rio? A viradouro não foi a melhor?

(05:07:31) Alencar Izidoro: Caro jefersons, sobre Rio, Pedro pode te responder.

(05:07:54) carola fala para Alencar Izidoro: alencar, li que apenas 30% dos convites do desfile das campeãs estão vendidos. Não é pouco?

(05:08:34) Pedro Soares: Jefersosn, a Viradouro também esteve muito bem, embora não tenha causado o mesmo efeito no público do que nos anos em que o Paulo Barros estava na Tijuca. Acho que os jurados preferem uma estilo mais clássico. O próprio carnavalesco disse que irá mudar seu estilo.

(05:09:56) carola fala para Pedro Soares: pedro, tudo bem? o carnaval este ano foi mais bem elaborado pelas escolas, visto que nenhuma foi punida?

(05:09:56) Alencar Izidoro: Cara carola, é pouco sim, mas talvez não seja tão diferente de anos anteriores. O desfile das campeãs costuma ser bem mais vazio em SP, muitas "celebridades" nem participam, muitas alegorias e fantasias já foram danificadas, não tem a mesma qualidade do desfile para a disputa do título.

(05:10:29) MANUELA fala para Alencar Izidoro: a vila maria perdeu pontos em harmonia......o que de fato aconteceu pra perderem pontos nesse quesito?

(05:11:09) Pedro Soares: Carola, certamente. Os carros tinham uma estrutura melhor. É fruto da Cidade do Samba, que tem todos os recursos técnicos necessários para desenvolver as alegorias.

(05:12:11) ana paula fala para Alencar Izidoro: pedro, qual a importancia da Cidade do Samba? Não há muita "briga" entre as escolas lá dentro?

(05:12:38) ana paula fala para Pedro Soares: pedro, qual a importancia da Cidade do Samba? Não há muita "briga" entre as escolas lá dentro?

(05:14:22) Alencar Izidoro: Cara MANUELA, a Vila Maria fez um desfile técnico e bonito, mas não empolgante. Nesse quesito pode contar, por exemplo, a forma como se comportam os integrantes da escola, do canto à animação deles no desfile. Acho que esse não foi um ponto forte da escola e, se ela perdeu nesse quesito (não sei te dizer de cabeça), não chega a ser nenhum absurdo.

(05:14:30) ana paula fala para Alencar Izidoro: alencar, que tal a surpresa da Aguia de Ouro? A escola não merecia uma colocação melhor, visto que surpreendeu todo mundo no Anhembi?

(05:14:53) Pedro Soares: Ana Paula, acho que ela nivela as escolas ao dar as mesmas condições, o que acaba fazendo a diferença é o orçamento e a criatividade do carnavalesco. Não vejo briga, mas há mais mais "espionagem". Vimos neste ano, por exemplo, escolas com idéias muito parecidas.

(05:16:13) AlanL.Oliveira fala para Pedro Soares: Pedro, você acredita que exista um certo conservadorismo nos jurados, uma vez que a Grande Rio tinha algumas inovações e até mesmo uma empolgação maior com o publico, mas foi penalizada por isso, você acredita que o carnaval não pode ser inovador tamém?

(05:17:58) Alencar Izidoro: Cara ana paula, a Águia de Ouro realmente foi a maior sensação do Carnaval de SP, fez um desfile empolgante, tinha um samba bom, que foi cantado pela arquibancada e a única a sair sob os gritos de é campeã. Para quem estava lá curtindo certamente ela mereceria melhor posição. Mas há vários quesitos para definir a posição da escola, e a Águia não foi bem em todos. As fantasias, por exemplo, não eram um ponto forte.

(05:18:04) Le-sp fala para Alencar Izidoro: Boa tarde Alencar Izidoro, você acha que a escola Mancha Verde deveria disputar a mesma categoria com outras escolas grandes?

(05:19:11) Pedro Soares: Alan, a Grande Rio não foi penalizada de modo algum. Nem surgia como as principais favoristas e levou o segundo lugar pelo segundo ano consecutivo. Um dos trunfos da escola é o seu marketing de levar muitos artistas, promover um grande camarote. Tem também um bom carnavalesco e um orçamento gordo --R$ 5 milhões.

(05:19:30) manoel fala para Pedro Soares: pedro, tudo certo? como foi a frequencia de celebridades na Marques de Sapucaí esse ano?

(05:19:59) Alencar Izidoro: Caro Le-sp, eu acho que deveria haver uma regra clara: se desfilar junto, tem que entrar na disputa pelo título. Acho que ela e Gaviões deveriam sim poder disputar a mesma categoria.

(05:20:48) ADENILSON-BH-MG fala para Alencar Izidoro: Vcs concordam que o potencial macro economico e social de Sao Paulo podem levar seu carnaval a ser maior que o do Rio?

(05:22:18) Pedro Soares: Manoel, como sempre, alta. Musas e rainhas paulistas brilharam. Sabrina Sato, Luciana Gimenez, Grazi (a mais disputada pelos fotógrafos). Nos camarotes, eram muitos. O que mais chamou atenção acho que foi a Suzana Vieira "de bem" com o marido.

(05:22:38) manoel fala para Alencar Izidoro: pedro, e a questão mangueira x Beth Carvalho? Dá pra resumir um pouco essa história pra getne?

(05:23:56) Pedro Soares: Adenilson, eu discordo. O Carnaval mexe com todos no Rio, todas as classes sociais, todas as comunidades. Há uma verdadeira indústria. E olha que sou paulistano.

(05:24:20) Alencar Izidoro: Caro ADENILSON-BH-MG, Carnaval não depende só do potencial econômico, mas principalmente de a festa estar embutida na cultura da população. SP até poderia ter um Carnaval maior que do Rio em dinheiro gasto pelas escolas (embora hoje seja bem abaixo), mas falta tradição, algo que depende de muito tempo para mudar. Os paulistanos não curtem desfiles como os cariocas.

(05:24:37) manoel fala para Alencar Izidoro: alencar, queria saber sobre a infra-estrutura do carnaval paulista... quem não tem grana pros camarotes consegue curtir o carnaval?

(05:27:03) Pedro Soares: Manoel, ela queria vir num carro e a diretoria negou no começo --os dirigentes dizem que ela não pediu um lugar específico e não deu para aprontar uma fantasia. Depois a diretoria voltou atrás, mas houve um desencontro entre ela e o presidente Perci na hora do desfile. Ela a colocaria pessoalmente no carro dos baluartes, o último. Um diretor tentou colocá-la, mas os integrantes do carro não aceitaram.....Agora, ela espera um pedido de desculpas e disse no dia que dificilmente desfilaria na escola novamente.

(05:27:09) Alencar Izidoro: Caro manoel, acredito que sim, aliás, vejo mais as pessoas curtindo na arquibancada do que nos camarotes. Nos camarotes vejo mais gente que não gosta de samba, que está lá pela badalação, para curtir outras coisas. Já na arquibancada a gente vê aquele pessoal que gosta e curte pra valer. A infra-estrutura do Anhembi é razoável.

(05:27:41) Morgana fala para Alencar Izidoro: A narração paulistana do desfile pela TV Globo foi a pior possível ? Tem como melhorar esses oequenos detalhes ?

(05:27:47) Morgana fala para Alencar Izidoro: Caso Beth Carvalho: ela estava mesmo alcoolizada ?

(05:28:37) Alencar Izidoro: Cara Morgana, não acompanhei a narração pela TV Globo porque estava no sambódromo, nem tenho como comentar.

(05:28:43) folião fala para Alencar Izidoro: oi alencar, tudo bem? vc acha que a gaviões vai armar briga ano que vem no grupo especial? Eles, mais que a Mancha, parecem indignados com as novas regras...

(05:30:45) Alencar Izidoro: Caro folião, acho que vai rolar muito embate sim até lá. O problema é que, em SP, falta profissionalismo na cúpula do Carnaval, as regras podem mudar a qualquer momento, tudo depende do lobby forte da hora.

(05:31:53) São-paulino fala para Alencar Izidoro: Queria saber como facilitar a criação de Blovcos de Rua, para bagunçar mesmo, no Carnaval em São Paulo!!!! Mutia gente quer curtir o Carna aqui, mas não tem Blocos nos bairros do Butantã.

(05:32:58) Maura fala para Pedro Soares: O que você acha das inovações do carnavalesco na viradouro? Você não acha que o espetáculo do carnaval vai perder muito se ele mudar de estilo para poder ser campeão?

(05:35:47) Alencar Izidoro: Caro São-paulino, os blocos já foram tradicionais em SP (e alguns deles deram origem às atuais escolas de samba). Mas hoje os paulistanos parecem mais interessados em viajar no Carnaval. A criação de blocos tem que ser algo espontênea, de mobilização das comunidades dos bairros.

(05:35:59) Pedro Soares: Maura, acho que quem perde, de fato, é o público, que gosta e se empolga. E ele fez escola: a Vila Isabel neste ano trouxe dois carros bem parecidos com o dele e o carnavalesco da Vila disse que "eu faço o que o público gosta". Acho que o carnavalesco tem de se adaptar um pouco com a "cara" da escola. A Viradouro já ousou quando foi campeã em 1997 com Joãsinho Trinta. Já a Mangueira "pede" um carnaval clássico. É isso que o público espera dela.

(05:36:11) folião fala para Pedro Soares: Pedro, ouvi comentários de que rainhas como Luciana Gimenez e Adriane Galisteu "colaboram" com uma quantia próxima aos 300mil para desfilar a frente das baterias, isso é verdade mesmo? Rola um jogo de interesses, tipo, quem paga mais desfila?

(05:36:23) Le-sp fala para Alencar Izidoro: Alencar, você acha que as Escolas de Samba devem esperar que a televisão (Rede Globo) comece a transmissão para começarem a desfilar ou a Liga deveria impor um unico horario e se a Rede Globo quisesse fazer a transmissão que mudasse sua programação?

(05:37:25) Pedro Soares: folião, isso, de fato, acontece. Algumas ajudam com a fantasia da bateria, mas não sei precisar se foi o caso delas. A Luma costumava ajudar.

(05:37:45) Maura fala para Pedro Soares: A bateria da Viradouro ter vindo em cima de um carro ajudou ou atrapalhou os ritmistas?

(05:39:46) Pedro Soares: Maura, o presidente da escola indagou: "Será que fui penalizado porque ousei?" E a nota mais baixa foi justamente no setor que ela subiu no carro. Acho que a bateria no carro "esfriou" um pouco a escola porque a deixou mais distante do público das frisas e das demais alas. Mas tecnicamente é das melhores das escolas do Rio.

(05:40:34) Alencar Izidoro: Caro Le-sp, ideal seria, claro, que as escolas definissem a melhor hora para os foliões que vão ao Anhembi, e a Globo se adaptasse. Mas hoje a emissora é quem dita as regras, talvez pela dependência que SP tem na divulgação e promoção de seu Carnaval. É ruim essa história de ter que acabar Big Brother e Globo Reporter para poder começar um desfile, mas a Liga hoje se sente dependente da Globo para divulgar Carnaval de SP (comercialmente, talvez esteja certa).

(05:40:34) folião fala para Pedro Soares: pedro, o que dizer do preço dos convites do carnaval? ainda é muito alto? quanto custa para desfilar numa escola?

(05:40:40) fabio fala para Alencar Izidoro: Alencar no Rio a avenida e mais escura do que o Anhembi então o desfile com os jogos de luz dos carros fica bem melhor do que em São Paulo,não teria como dar uma sugestão para a liga diminuir a luminosidade do Anhembi??

(05:42:17) Pedro Soares: O preço é bem alto, exceto das arquibancadas populares que se esgostam em minutos (R$ 10). As fantasias variam de escola, do tipo (mais luxuosa, mais cara)e da escola. Pode variar de R$ 300 a R$ 800.

(05:42:35) Alencar Izidoro: Caro fabio, acho que a Liga até poderia discutir esse assunto, mas não vejo como algo com tanto impacto visual assim.

(05:42:47) Ana fala para Alencar Izidoro: O que vc acha do nosso governador Serra, quando interrogado por um jornalista sobre o achava do carnaval em sp, disse: nem se compara com o rio?

(05:43:06) ... fala para Pedro Soares: pedro, verdade que passar o carnaval na arquibancada é mais divertido do que nas areas vips do sambodromo?

(05:44:44) Pedro Soares: ....Não sei dizer, mas vejo o público das arquibancadas bem animado, exceto a dos turistas estrangeiros. Mas áreas vips há muita badalação.

(05:45:17) carlos fala para Pedro Soares: Você não acha que há uma excessiva valorização da Beija-Flor?

(05:45:36) Alencar Izidoro: Cara Ana, ele pode até ter falado a verdade, mas foi uma gafe. Digamos que não é uma boa declaração para quem deveria ter interesse na promoção do Carnaval de SP (que, de fato, tem melhorado em vários aspectos).

(05:46:25) Mancha fala para Alencar Izidoro: Na sua opiniao onde foi que a Mancha verde pecu para ter notas tão baixas ??? Seria o tema ??? Usar o "mal" imagens do capeta etc, isso nao agrada muito ??

(05:48:24) Alencar Izidoro: Caro Mancha, acho que a Mancha, ao desfilar sem disputar pelo título, entrou na avenida meio desencanada em vários detalhes. O enredo talvez tivesse sido só mais um fator, mas não determinante.

(05:48:54) zeca pergunta para Alencar Izidoro: o carnaval de sp está realmente evoluindo?

(05:49:14) Pedro Soares: carlos, acho que este foi o título mais merecido da Beija-Flor na década. Tinha um bom samba, que não era seu forte, e a escola veio visualmente mais harmônica e sem aquela poluição visual dos anos anteriores.

(05:49:14) Adriano fala para Alencar Izidoro: Ola Pedro! Espero nao etar repetindo alguma pergunta. Eua ssisti os desfles do rio quase todos na íntegra. Sou fanático pela Beija Flor, mas amntenho senso crítico sempre em relaçao as outras agremiaçoes. Você ocncorda que relamente a questao da comunidade agregada a um grupo de porfissionais garantem a azul e branco a supremacia durante tanto tempo?

(05:52:12) Alencar Izidoro: Caro zeca, do ponto de vista de fantasias, alegorias, luxo dos desfiles, divulgação, vejo sim evolução. Mas talvez haja uma preocupação excessiva em mirar Rio como espelho e só copiar muita coisa de lá, quando SP poderia tentar desenvolver mais sua própria personalidade carnavalesca.

(05:52:24) Pedro Soares: Adriano, não concordo com a comissão. Neste ano o que fez a diferença da escola foi a chegada do Alexandre Louzada, campeão pela Vila em 2006. Mudou a escola. Limpou o visual. Quanto à comunidade, faz diferença, sim, pq ela canta o samba, se empolga.

(05:52:30) carnavalesco fala para Pedro Soares: vc nao acha que as escolas hj sao campeas apenas pela técnica e que está faltando um desfile consagrador no sambódromo, como foi aquele do salgueiro em 1993

(05:52:42) Pierre fala para Alencar Izidoro: O que você acha sobre algumas escolas de São Paulo, que após serem campeãs,não conseguiram melhores resultados posteriormente? Há alguma acomodação por partes dos dirigentes ou as metas estão mudando?

(05:55:14) Pedro Soares: carnavalesco, como aquele do Salgueiro dificilmente haverá outro..Foi inesquecível. A técnica sempre prevalece, mas a avaliação dos jurados muitas vezes é subjetiva e contestada pelas escolas.

(05:56:20) Alencar Izidoro: Caro Pierre, esse fenômeno é natural, ficaria até chato se as mesmas ganhassem sempre. A evolução de escolas como Mocidade Alegre e Unidos de Vila Maria nesta década foi excelente para São Paulo, até para aumentar a competitividade. Algumas escolas também tiveram problemas internos em seu comando de dirigentes, como a Vai-Vai, algo que pode ter interferido nos resultados.

(05:57:13) Alencar Izidoro: Caros e caras, obrigado a todos e uma boa tarde. Satisfações

(05:57:45) Geovanna - UOL: O Bate-papo UOL agradece a presença de Alencar Izidoro e Pedro Soares e de todos os internautas. Até o próximo!

(05:57:51) Pedro Soares: Caros, obrigado a todos e as perguntas foram de alto nível....

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre Carnaval
  • Leia a cobertura completa sobre o Carnaval 2007
  • Confira como foram os bate-papos anteriores

  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página