Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
27/02/2007 - 18h15

Polícia prende três suspeitos de matar franceses no Rio

Publicidade

da Folha Online

Três homens foram presos suspeitos de terem matado o casal Christian Doupes e Delphine Douyere e Jérôme Faure, todos de nacionalidade francesa, na manhã desta terça-feira, em um apartamento em Copacabana (zona sul do Rio). Um dos suspeitos era funcionário da ONG Terr'Ativa, que funcionava no apartamento sob a direção dos três estrangeiros.

De acordo com a Polícia Civil, o funcionário da ONG, Társio Wilson Ramires, 25, entrou no prédio às 7h30 acompanhado de Luís Gonzaga Gonçalves de Oliveira, 28, e José Maciel Gonçalves Cardoso, 35, que fingiam ser técnicos em informática.

O trio ficou no escritório da ONG à espera dos franceses, que também moravam no prédio. Faure foi o primeiro a chegar e a ser morto. Logo depois, o casal também chegou e foi morto, depois de tentar reagir. No momento do crime, os suspeitos usavam máscaras de Carnaval para não serem reconhecidos e luvas cirúrgicas, ainda de acordo com a Polícia Civil.

Em depoimento, Ramires teria confessado ter contratado os outros dois suspeitos presos para "dar um susto" nos franceses e encobrir um desvio de dinheiro nas contas da ONG, porém negou que pretendesse matá-los.

O filho de Doupes e Douyere --um menino de 2 anos-- estava no apartamento da família quando as mortes ocorreram. Ele permanecerá sob a guarda de um casal de amigos dos estrangeiros até a chegada dos avós franceses. Douyere era quem estava no Brasil havia mais tempo --11 anos.

Repercussão

Em nota, o ministro das Relações Exteriores da França, Philippe Douste-Blazy, transmitiu seus "sinceros pêsames aos familiares e amigos" e informou que os "serviços consulares se mobilizaram imediatamente a fim de obter informações precisas sobre as circunstâncias do crime e se colocaram à disposição das autoridades brasileiras".

O crime foi noticiado também por dois dos maiores jornais da França, o "Le Monde" e o "Libération".

Leia mais
  • Jornais "Le Monde" e "Libération" noticiam morte de franceses no Rio
  • Delegado acusado de corrupção presta depoimento à Justiça
  • CGE coloca regiões de São Paulo em estado de atenção devido à chuva
  • Vazamento de gás provoca explosão de bueiros em São Paulo
  • Estuprador beneficiado pela Justiça é suspeito de atacar pela 2ª vez
  • Livro indica números da violência no Brasil e aponta soluções

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre crimes envolvendo turistas
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página