Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
27/02/2007 - 19h18

Centro-Oeste tem seis das dez cidades mais violentas do país, diz estudo

Publicidade

da Folha Online

Entre as dez cidades mais violentas do do Brasil, seis ficam na região Centro-Oeste do país e quatro em Mato Grosso, segundo o "Mapa da Violência dos Municípios Brasileiros", estudo organizado pela OEI (Organização dos Estados Ibero-Americanos). Os resultados foram divulgados nesta terça.

A organização elaborou um ranking com as cidades do país. O topo da lista é ocupado pela cidade de Colniza (MT), que teve, em média, 165,3 homicídios por 100 mil habitantes, entre 1994 e 2004. Localizada na divisa com o Pará, a cidade de pouco mais de 14 mil habitantes.

O segundo lugar da lista é ocupado por Juruena, vizinha de Colniza, que teve 137,8 homicídios por 100 mil habitantes no mesmo período. O terceiro lugar é de Coronel Sapucaia (MS).

As outras cidades da região Centro-Oeste entre as dez mais violentas são São José do Xingu (MT), em quinto lugar, seguida por Vila Boa (GO) e Aripuanã (MT) em oitavo. Em média, as principais vítimas são negros do sexo masculino.

Interior

A principal conclusão do estudo é a de que os homicídios ocorridos no Brasil estão concentrados no interior do país. A primeira capital a aparecer na lista é Recife (PE), em 13º lugar com índice de 91,2 homicídios por 100 mil habitantes. Rio de Janeiro aparece na 107ª posição (média de 57,2) e São Paulo aparece em 182º lugar, (48,2).

"Este mapa busca aprofundar as investigações sobre um fenômeno que há muito deixou de pertencer apenas aos grandes centros urbanos. A interiorização da violência vem-se revelando como mais um desafio para toda a sociedade brasileira", registra o estudo, que foi coordenado pelo sociólogo Julio Jacobo Waiselfisz.

Trânsito

O "Mapa" foi baseado em dados do SIM (Sistema de Informações sobre Mortalidade), do Ministério da Saúde e também abordou as mortes ocorridas no trânsito. Entre 1994 e 2004, foi constatado um aumento de 20,8% nas mortes.

Com Agência Brasil

Leia mais
  • Leia capítulo de Folha Explica a Violência Urbana

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre homicídios
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página