Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
06/03/2007 - 09h13

Após acompanhar depoimentos, Beira-Mar volta para penitenciária

Publicidade

da Folha Online

O traficante Luiz Fernando da Costa, o Fernandinho Beira-Mar, retorna nesta terça-feira à penitenciária federal de Catanduvas (PR), depois de acompanhar, no Rio, os depoimentos de testemunhas de acusação em um dos processos que responde. Um forte esquema de segurança acompanha o traficante.

Beira-Mar responde por crimes de lavagem de dinheiro, evasão de divisas e associação para o tráfico de drogas na 5ª Vara Federal Criminal do Rio. Ele deixou Catanduvas na quinta-feira (1º) e, antes de ser levado para a audiência, passou pela Superintendência da PF (Polícia Federal) no Espírito Santo.

Apesar de a audiência ser no Rio, a PF diz que o traficante foi levado para o Espírito Santo para reduzir despesas, já que outro preso de Catanduvas foi transferido para acompanhar uma audiência no Estado. O fato desagradou o superintendente da PF no Espírito Santo, Geraldo Guimarães, que criticou a permanência do traficante na sede do órgão, em Vila Velha.

Audiência

O traficante poderia ter participado da audiência por videoconferência, a partir do próprio presídio de Catanduvas, mas o STF (Supremo Tribunal Federal) o autorizou a comparecer pessoalmente às sessões.

Por aproximadamente duas horas, na tarde de segunda (5), ele acompanhou os depoimentos de seis testemunhas de acusação --policiais. Os depoimentos das testemunhas de defesa estavam marcados para esta terça, mas a audiência foi adiada a pedido da defesa do traficante, que pediu mais tempo.

Transferências

Considerado um dos maiores traficantes do país, Beira-Mar está em Catanduvas desde julho do ano passado. Ele foi o primeiro preso transferido para a unidade, inaugurada no dia 23 de junho de 2006.

Desde que foi preso em 2001, na Colômbia, Beira-Mar já foi transferido oito vezes, de diferentes cidades.

Leia mais
  • Anistia Internacional pede fim da violência ao Brasil
  • Polícia ouve e libera segundo suspeito de matar criança em SC
  • PF interrompe temporariamente pedidos de passaporte no Rio
  • Cratera engole 8 casas em bairro de classe média do interior de SP
  • Polícia Civil realiza operação contra roubo de carga em três Estados
  • Retrato do sistema penitenciário brasileiro é tema de livro

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre Fernandinho Beira-Mar
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página