Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
08/03/2007 - 10h50

Prefeitura maquia ruas e avenidas para Bush passar

Publicidade

KLEBER TOMAZ
EVANDRO SPINELLI
da Folha de S.Paulo

A Prefeitura de São Paulo resolveu maquiar as ruas e avenidas que serão percorridas pelo presidente norte-americano, George W. Bush, durante sua estada de um pouco menos de 24 horas na cidade.

Funcionários da Subprefeitura de Pinheiros passaram o dia de ontem pintando calçadas, aparando a grama e recolhendo lixo em toda a região do Morumbi (zona oeste). Eles também retiraram duas famílias que viviam havia 15 anos em barracos na rua John Baird, que faz fundos com o estacionamento do hotel Hilton, onde Bush ficará hospedado.

A dona de uma Kombi que vende hot-dog na mesma rua também teve de deixar o local ontem. "Os fiscais da Subprefeitura de Pinheiros disseram para a gente sair com o carro e só voltar a trabalhar na segunda-feira. Trabalho aqui há cinco anos, moço, e só agora vieram me encher. Eles falaram que é por causa do Bush. Disseram que enfeamos o lugar", disse Simone Almeida Vieira, 29, uma das donas da Kombi.

Na rua Lee de Forest, também perto do hotel, a proprietária de um ferro-velho, onde também se compra papelão, foi avisada pela subprefeitura que não poderá trabalhar nem hoje nem amanhã.

"Os fiscais disseram que não podemos nem deixar os carros dos catadores de papelão na rua, porque o Bush poderia vê-los da janela do hotel. Se o deixarmos lá, eles prometem confiscá-los", disse Elizabeth Prado da Silva, 56.

O subprefeito de Pinheiros, Nilton Elias Nachle, confirmou que a retirada dos barracos foi feita a pedido das equipes de segurança que trabalham na chegada de Bush. Ele, porém, afirmou que a retirada estava programada para a semana seguinte e apenas foi antecipada. Sobre a pintura de guias na região, Nachle disse que ela não tem relação com a visita.

Tapete

Um funcionário da subprefeitura, porém, admitiu que foi montada uma força-tarefa para limpar as ruas da região.

"Sabe quando você convida o seu patrão para visitar sua casa e na última hora resolve transformar o lugar onde você mora em algo que nunca foi, empurrando toda a sujeira para debaixo do tapete? Então, São Paulo está fazendo o mesmo para a chegada do Bush", disse o funcionário Paulo da Silva, 27.

O presidente norte-americano chegará no final da tarde de hoje ao aeroporto de Cumbica, em Guarulhos, na Grande São Paulo. De lá, deve seguir pela marginal Tietê rumo ao hotel Hilton, na avenida das Nações Unidas. Em todo esse trajeto, é possível ver gramados aparados e lixo recolhido.

A vinda de Bush também vai paralisar por dois dias as obras para reforma do trecho de 500 metros do anel viário que dá acesso a Cumbica.

Editoria de Arte/Folha


Leia mais
  • Visita de Bush deve agravar trânsito; passeata ocorre na Paulista
  • Motoristas enfrentam lentidão na marginal Tietê em São Paulo
  • Passagem de Bush por SP muda rotina da cidade
  • Guerra contra o terrorismo é marca do governo Bush
  • Visita de Bush ao Brasil restringe espaço aéreo

    Especial
  • Leia mais sobre a visita de Bush ao Brasil
  • Enquete: O encontro entre Lula e Bush pode alavancar a produção do álcool brasileiro?
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página